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Especialistas foram unânimes na avaliação de que a real inclusão de estudantes com deficiência ocorre na escola regular, com adaptação de recursos e metodologias. A educação inclusiva foi debatida, nesta segunda-feira (13), na Comissão de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

Para o representante da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva Rodrigo Mendes, a vivência revela que a escola regular, com uma abordagem inclusiva para crianças com deficiência, exercer importância na autonomia.

Ainda durante o debate, a presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Quitéria Lúcia Araújo de Barros, ressaltou que o capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência, é um dos principais obstáculos e deve ser combatido.

O parlamentar Felipe Rigoni destacou ainda que é preciso ampliar as práticas que são referência para a inclusão escolar, pois ele acredita que é necessário ter um ambiente em que pessoas com e sem deficiência convivam harmonicamente e aprendam em conjunto.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias