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A celebração do Dia Mundial do Livro, em 23 de abril, escolhida pela Unesco em 1995, é um marco no estímulo à leitura e na homenagem a grandes autores, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov, cujos aniversários de nascimento ou morte coincidem com essa data.

A literatura, como ferramenta educacional, é um tema de reflexão, especialmente diante do cenário de letramento na educação básica brasileira, que ressalta a urgência de promover atividades de incentivo à leitura nas escolas.

Dados divulgados pela avaliação global Pirls (Estudo Internacional de Progresso em Leitura) revelam que a capacidade dos alunos brasileiros do 4º ano do ensino fundamental em realizar leituras com plena compreensão do texto está aquém do esperado.

“É preocupante constatar que, no último Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil alcançou apenas 410 pontos, uma média inferior à de outros países, inclusive da América do Sul”, destaca Maria Carolina Araújo, diretora de ensino da rede Anglo Alante.

Além disso, a performance dos estudantes brasileiros não tem mostrado melhoras significativas ao longo dos anos, como observa a diretora.

Os desafios também se estendem aos adultos. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), 84% dos brasileiros acima de 18 anos não adquiriram livros em 2023, sendo a falta de tempo apontada como um dos principais obstáculos para o hábito da leitura.

Incentivar a leitura desde a infância é fundamental para moldar uma sociedade leitora no futuro. “É ao longo de anos de estímulo que se constrói uma sociedade de adultos que compreendem e consomem diversos tipos de texto. Um adulto que não desenvolve a habilidade de leitura na infância enfrentará dificuldades na vida acadêmica e pessoal”, ressalta Maria Carolina.

Entregar livros às crianças é apenas o primeiro passo; estratégias educacionais cuidadosamente pensadas são necessárias para envolvê-las. “Mesmo as crianças que ainda não leem devem ser expostas a livros sensoriais e educativos, que despertem sua curiosidade. A partir dos 7 anos, quando a alfabetização se inicia, histórias que estimulam a leitura, mesmo com figuras, devem ser introduzidas”, explica a educadora.

Para os adolescentes, a abordagem educacional vai além dos livros, abrangendo também a seleção criteriosa de textos para livros didáticos. “Isso prepara os estudantes para compreender textos variados, desde expositivos até indutivos, ao final de sua jornada acadêmica”, conclui a diretora.

Além do Dia Mundial do Livro, abril também reserva a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no último dia 18.