3 min de leitura

Preparar a campanha de matrículas é um desafio para a maioria das instituições de ensino. Foi pensando nisso que o Escolas Exponenciais convidou o Thulio Nery, professor e coordenador administrativo do Colégio Atenas, de Paracatu, em Minas Gerais, para um bate-papo on-line entre diretores. Durante uma hora, em evento realizado no dia 28 de junho, Nery deu valiosas dicas para as escolas conseguirem realizar uma ação de sucesso.

De acordo com o profissional, até o mês de setembro os gestores escolares devem preparar todo o time para a nova campanha de matrículas e iniciar efetivamente a ação. De janeiro a março são meses considerados de execução e acompanhamento, com alta demanda de atendimento.

“Quais canais que a escola oferta para que a experiência seja positiva? Até pouco tempo atrás, o foco era o atendimento pessoal. Agora, é preciso ter feeling sobre qual o melhor canal de atendimento para aquela família”, orienta.

Em março, Nery recomenda que seja realizada uma preparação para a análise geral do período de matrículas, para a construção de indicadores.

Ainda segundo o coordenador, a campanha de matrículas pede ações grandiosas e de superação. Neste sentido, ela cita a campanha promovida pelo colégio em 2022. Conheça clicando aqui.

 

Ciclo de criação da campanha de matrículas

Durante o evento on-line, Thulio Nery, professor e coordenador administrativo do Colégio Atenas, mostrou um calendário utilizado pela escola de Minas Gerais para a criação da campanha de matrículas. Confira:

– Até maio: definir/criar o conceito da campanha do ano vigente.
– Até julho: aprovação da direção.
– Até agosto: planejamento estratégico da campanha com o time de marketing.
– Até fim de setembro: Treinamento do time (professores e administrativo)
– Até outubro: neste mês o Colégio Atenas promove o Dia D, que é o lançamento da campanha, realizando um evento na escola, live e envio de mensagens às famílias.

“De outubro em diante o foco é em matrícula, conversão, experiência positiva, no tratamento com as famílias. Fazemos matrícula até não ter mais vaga”, pontua.

 

Gerenciamento de matrículas

Nery também compartilhou com os gestores que participaram do encontro on-line sobre como o Colégio Atenas faz o gerenciamento de matrículas. Inspire-se:

– Análise dos indicadores de matrículas (do ano anterior)
– Estudo de vagas para o próximo ano.
– Orientações estratégicas para a direção.
– Definição de meta de fidelização.
– Definição de meta novas matrículas.
– Plano de ação estratégico de matrículas, como exemplo: fazer ação em uma escola pública em determinada série que estamos precisando ou concurso de bolsas.
– Acompanhamento diário das matrículas.
– Entrevista na saída do aluno. “Se queremos fidelizar o aluno, é preciso que a escola faça tudo o que pode para que o aluno se sinta valorizado e entendermos o que aconteceu”, destaca.  

 

Você também pode gostar:

Qual a importância de mostrar o diferencial da sua escola?