Durante evento, escola usa tecnologia para aproximar as famílias
Antes mesmo da pandemia da Covid-19, a escola Porto Alvorada, localizada em Jaú (SP), já se despontava na utilização da tecnologia como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem e, também, como uma ferramenta para conseguir aproximar as famílias.
Neste segundo semestre, mais uma vez a instituição de ensino resolveu inovar e colocar novamente em prática essas duas marcas do colégio.
Durante a realização Feira Interdisciplinar do Conhecimento, enquanto os responsáveis pelos alunos acompanhavam presencialmente as apresentações dos projetos pedagógicos, QR Codes também foram disponibilizados para que eles pudessem saber, por meio de áudios e vídeos, como foram as experiências vivenciadas pelas crianças em sala de aula, durante a execução das atividades.
“Unimos com a tecnologia e os pais gostaram muito. Eles pediram para enviarmos os links para que eles pudessem depois ver o ouvir novamente em casa”, conta a diretora Ana Cristina Grizzo Lima.
De acordo com ela, o objetivo da iniciativa era integrar e aproximar as famílias com a escola. “É uma característica do colégio estar de portas abertas para os pais e nas pesquisas, como a Certificação Escolas Exponenciais, eles mostram que se sentem pertencentes. Quando eles estão junto conosco, participando das reuniões de pais e dos eventos, nós temos a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo com as crianças e o crescimento da nossa casa”, destaca Ana Cristina.
Uso recorrente da tecnologia no ensino e para aproximar as famílias
A coordenadora de tecnologia Natália Valenzola, da escola Porto Alvorada, conta que a prática de utilizar a tecnologia para impulsionar a qualidade do ensino e aproximar as famílias é algo que já faz parte do dia a dia do colégio há muitos anos.
Segundo a profissional, há oito anos ela e a diretora Ana Cristina estiveram em uma vivência pedagógica no Canadá, onde puderam observar como os recursos tecnológicos eram utilizados pelas escolas de lá.
Desde, então, muitas inspirações têm sido colocadas em prática pela gestão escolar. E um dos projetos que engajou bastante os alunos, conforme conta Natália, foi uma oficina em que os próprios estudantes tiveram a oportunidade de aprender a desenvolver QR Code.
“Tecnologia é fundamental. Nosso desafio neste processo é que todos percebam essa ferramenta tão maravilhosa, para que ela faça parte do planejamento escolar”, destaca.
Programa “Conversa com Escolas”
Foi durante um bate-papo que a escola Porto Alvorada contou essas práticas inovadoras para o Escolas Exponenciais. A iniciativa faz parte do programa “Conversa com Escolas”, um projeto que busca ouvir as melhores práticas e os principais desafios das instituições de ensino privado do País.
Confira outros conteúdos produzidos a partir de conversas com gestores:
O que fez uma escola de São Paulo crescer 27,5% em 2022?
Qualidade do ensino impulsiona escola particular de Pernambuco