Para 70% dos professores, educação inclusiva é benéfica para todos os estudantes
Para 70% dos professores brasileiros, a escolarização de crianças com deficiência junto às demais em classes regulares beneficia a todos os estudantes. Porém, 40% desses docentes não têm formação sobre educação inclusiva.
O estudo foi apresentado pelo Instituto Rodrigo Mendes, realizado pelo Datafolha a pedido da Fundação Leman. A pesquisa entrevistou 967 professoras e professores de todas as regiões do país, sendo que os participantes lecionam para o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio de redes públicas. O levantamento foi realizado por telefone, entre 9 de novembro e 01 de dezembro de 2021.
“A opinião dos professores nesta pesquisa corrobora o que a legislação brasileira já garante e as evidências científicas mais recentes mostram. A inclusão dos estudantes com deficiência nas escolas comuns beneficia a todos e a cada um”, afirma Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.
Como os professores enxergam a educação inclusiva?
De acordo com o estudo, a maioria dos docentes entrevistados, 70% deles, responderam que acreditam que a escolarização de crianças com deficiência junto com as demais beneficia a todos. Se divididos em grupos por etapa de ensino, os resultados são:
– 76% dentre os que lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental,
– 66% os anos finais do Ensino Fundamental,
– 72% dentre os que lecionam para o Ensino Médio.
Contrários à educação inclusiva
Para 12% dos docentes entrevistados, a inclusão prejudica os estudantes sem deficiência, sendo:
– 11% lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental,
– 14% lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental,
– 9% lecionam para o Ensino Médio.
Formação para o ensino inclusivo
Durante a entrevista, quando os participantes foram questionados sobre a formação para a educação inclusiva, 40% dos professores disseram nunca ter feito. Se divididos em grupos por etapa de ensino, os resultados são:
– 31% dentre os que lecionam para os anos iniciais do Ensino Fundamental
– 36% dentre os que lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental
– 50% dentre os que lecionam para o Ensino Médio
Professores com deficiência também precisam de inclusão escolar
Salas adaptadas e intérpretes de Libras fazem parte de uma escola inclusiva. Porém, é preciso muito mais do que esses fatores para acolher as inúmeras características e necessidades de cada indivíduo.
Assim como é necessário atender as demandas individuais dos alunos, a inclusão escolar também precisa acolher professores com deficiência. Clique aqui para saber mais sobre este assunto.
Inclusão nas escolas é debatida em congresso de educação
O segundo dia do maior congresso de educação da América Latina tratou do eixo Inclusão e Diversidade. A Bett Brasil apresentou nesta quarta-feira (11) os desafios para a inclusão nas escolas , a democracia na inclusão digital e a criação de uma escola justa e respeitosa. Confira aqui a matéria.