Com o objetivo de mostrar que a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola regular é possível e beneficia todos, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o UNICEF no Brasil realizam nesta quarta-feira (1º), às 15h, o seminário on-line “Como colocar em prática a educação inclusiva?”. O evento será transmitido no youtube e contará com Libras, legendas em tempo real e audiodescrição.
“Temos acompanhado centenas de experiências bem-sucedidas de inclusão escolar em todas as regiões do Brasil. Dar visibilidade a práticas tão consistentes é fundamental para que possamos apoiar os educadores por meio de referências que os inspirem na criação de seus próprios projetos pedagógicos. O resultado é uma educação melhor para todo estudante”, destaca Rodrigo Hübner Mendes, fundador e CEO do Instituto Rodrigo Mendes.
A partir de experiência prática, os palestrantes apontarão exemplos de como a educação inclusiva é importante e beneficia todas as crianças e jovens. “Estar na escola aprendendo é um direito de cada criança, cada adolescente, sem exceção. Uma escola inclusiva reconhece que o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular e importa. Por isso, uma escola que rompe barreiras beneficia todos”, destaca Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF Brasil.
No atual cenário da educação brasileira, meninos e meninas com deficiência ainda encontram barreiras que dificultam a permanência e a aprendizagem na escola regular. De acordo com o UNICEF, dos estudantes com deficiência matriculados no país, 48,15% estão em distorção idade-série. Dificuldades para efetivar a matrícula, o capacitismo, a falta de infraestrutura e de recursos acessíveis são alguns dos fatores que contribuem para essa taxa.
Confira a agenda do seminário e conheça os palestrantes:
15h – abertura:
Rodrigo Hübner Mendes: fundador e CEO do Instituto Rodrigo Mendes
Ítalo Dutra: chefe de Educação no UNICEF Brasil
15h30 – painel de experiências:
Juliana Corrêa Forte: coordenadora pedagógica da educação infantil na rede municipal de São Paulo, apresenta a experiência do projeto “Sistema Solar”, iniciativa concebida a partir da participação de Juliana no projeto “Materiais pedagógicos acessíveis”.
Ana Célia Sousa Vieira: professora de Língua Portuguesa na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e coordenadora pedagógica na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo, apresenta o relato de uma trajetória inclusiva no ensino médio do estudante Dante Isaac dos Anjos, que cursa hoje o ensino superior no Instituto Federal do Piauí.
Katyuscia Maria da Silva: pedagoga da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e assessora pedagógica do Setor de Educação Especial da Secretaria de Educação do Município de Natal/RN, apresenta a experiência com o projeto “Badminton”, que é resultado da participação no projeto “Portas abertas para a inclusão – Educação física inclusiva”.
16h30 – Lançamento websérie “Educação Inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar” e bate-papo entre os painelistas sobre desafios e perspectivas.