1 min de leitura

Um humanoide, como é chamado, com habilidade de fala e que recebe o comando por meio de um controle produzido em sala de aula. Esse é o novo projeto realizado por estudantes dos Centros de Ensino Fundamental localizado em Recanto das Emas, em Brasília, com orientação do professor Francenylson Luiz Dantas.

Idealizador do projeto de robótica da unidade escolar, o docente explica que as atividades desenvolvidas com os alunos vão além da programação.

“É um processo de aprendizagem e também de poder incentivar os nossos estudantes a pensarem de forma criativa, prática, empreendedora e eficiente, a fim de resolver os problemas estudados em sala de aula”, aponta.

A partir desses projetos, como o desenvolvimento do robô com habilidade de fala, o professor também ressalta que é possível identificar o perfil de cada estudante e ajudá-los no interesse profissional.

De acordo com Dantas, são mais de 100 alunos que passam pela oficina e que, ao praticarem atividades de montagem de robôs e sistemas automatizados, também desenvolvem habilidades de relacionamento e emocionais, como empatia, trabalho em grupo, comprometimento e liderança, além das aptidões no campo das ciências exatas.

A robótica funciona como ferramenta educativa, melhora o desenvolvimento cognitivo e o processo de aquisição do que é ensinado em sala de aula. Clique aqui e saiba a importância de ensinar robótica para crianças

Foto: Álvaro Henrique/SEE
*Com informações da Agência Brasília