Em Leme, alunas desenvolvem jogo para promover a conscientização sobre relacionamento abusivo
Uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência no ano passado, durante a pandemia de Covid-19. Em abril de 2020, quando o isolamento social durava um mês no país, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019. As estatísticas são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Foi a partir da leitura desses dados que a Escola Estadual Professora Maria Joaquina de Arruda, localizada em Leme, interior de São Paulo, desenvolveu o jogo ‘Cartas da Conscientização: Reconhecendo Relacionamentos Abusivos’. A iniciativa foi transformada no aplicativo ‘Será que é amor?’, cujo objetivo é promover a conscientização de adolescentes e jovens sobre as características de um relacionamento abusivo.
As alunas do ensino médio Beatriz Hildebrand, Kathleen Domingos e Keyth Oliveira foram as responsáveis pelo projeto que realizaram em conjunto, desde a pesquisa, processo de criação até o design. “Com esse projeto, tive mais consciência do quanto o machismo é danoso para todos, mas disparadamente para as mulheres. Enquanto seres humanos e, principalmente, enquanto mulheres, nós podemos e devemos desenvolver métodos que possam erradicar (ou pelo menos diminuir) a incidência da violência de gênero”, argumenta Beatriz.
Em 2020, o jogo de cartas ganhou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicada na 8ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M e, em 2021, o aplicativo ficou em segundo lugar da 9ª Mostra na mesma categoria.
“Inicialmente, em 2020, era um jogo de cartas físicas, com a proposta de estruturar a discussão de um assunto de extrema relevância social, porém de difícil acesso aos alunos de uma maneira mais leve, em uma linguagem em que eles entenderiam, a linguagem game. Porém, com a necessidade do isolamento social, os casos de violências de gênero dispararam e vimos a necessidade de discutir mais sobre o assunto. Assim surgiu a ideia em transformar esse jogo de cartas físicas em um app, um jogo virtual, com o intuito de informar e conscientizar o maior número de pessoas possíveis”, explica o professor de matemática, Aber Hilton Galhardo, um dos coordenadores do projeto.
Por meio de cartas, o aplicativo apresenta características de um relacionamento abusivo, representadas por falas cotidianas de um relacionamento juvenil e por falas que caracterizam um relacionamento saudável.
“A proposta é conscientizar adolescentes sobre as possíveis sutilezas de um relacionamento tóxico, bem como suas consequências, na busca pela prevenção e combate à violência de gênero em nossa sociedade”, contextualiza a professora de sociologia Renata Galvani Braga, que também coordena o projeto. “Percebemos atualmente um maior envolvimento dos adolescentes e jovens nos debates acerca do tema relacionamentos abusivos, e abrir essa porta dentro da escola é fundamental para a produção de um debate honesto, embasado e seguro para eles”, completa.
A 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica.