Ensino bilíngue: como adaptar a sua escola para o diferencial
A habilidade de se comunicar em mais de um idioma tem se tornado, pouco a pouco, uma competência fundamental diante de um mundo globalizado. Não à toa o ensino bilíngue está ganhando popularidade entre instituições, responsáveis e alunos.
Com benefícios cognitivos, culturais e acadêmicos, o ensino bilíngue prepara os alunos para o futuro próximo. O mestre em educação e consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia, Francisco Borges ainda destaca:
“As escolas bilíngues são o diferencial […] para abrir o mundo para o filho, para uma oportunidade de intercâmbio. E não se trata apenas de idioma, mas de resiliência, de soft skills.”
No entanto, estar preparado para capacitar estudantes e adaptar sua escola a uma nova modalidade educacional não é uma tarefa simples. Aderir a inovações requer um planejamento cuidadoso, recursos adequados e um compromisso institucional sólido com a excelência.
Do desenvolvimento curricular à seleção de profissionais adequados, há uma série de considerações relevantes a serem feitas. Neste artigo, exploraremos como adaptar sua escola ao ensino bilíngue de qualidade.
Diferenciais de uma escola bilíngue
A metodologia bilíngue confere à escola uma vantagem competitiva significativa. Isso porque pais e responsáveis tendem a optar por instituições que ofereçam as melhores e mais variadas possibilidades de ensino aos seus filhos. Nesse sentido, oferecer um currículo bilíngue pode ser um fator decisivo para as famílias.
Além disso, essa abordagem não apenas favorece a instituição de ensino. Estudantes têm a oportunidade de ampliar suas competências linguísticas, habilidades multidisciplinares e desenvolvimento socioemocional, preparando-se para um mundo interconectado e multicultural.
Em suma, o ensino bilíngue é capaz de atrair inúmeras famílias, promovendo um maior número de matrículas e fortalecendo efetivamente a reputação da escola no mercado educacional.
Qualquer escola pode aderir ao ensino bilíngue?
Sim. No entanto, embora não haja restrições para a adoção da metodologia bilíngue em instituições particulares, ainda é necessário estar em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Isso significa oferecer o currículo de disciplinas obrigatórias integrado à oferta de ambas as línguas em todas as séries.
Ademais, é importante que a escola realize a contratação de corpo docente adequado para as disciplinas lecionadas em língua estrangeira. Isso significa que os educadores devem ser graduados em suas áreas correspondentes e com pós-graduação em Educação Bilíngue – além de deter certificação de proficiência ao menos nível B2 na língua-alvo ministrada (de acordo com o Common European Framework for Languages – CEFR).
Como inserir um segundo idioma em sua instituição de ensino
1. BNCC no ensino bilíngue
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem impacto tanto em instituições de ensino tradicionais quanto bilíngues, uma vez que é responsável por fornecer as orientações e diretrizes que determinam o desenvolvimento curricular em todos os níveis de ensino no Brasil.
Nesse sentido, a BNCC determina como a língua estrangeira deve ser incorporada ao ensino de forma alinhada aos objetivos educacionais gerais. Isso inclui metas de aprendizagem que indicam o que os alunos devem ser capazes de absorver em termos de criação e interação na língua-alvo em cada etapa da educação correspondente.
Ainda segundo o órgão, é importante que haja compreensão intercultural, valorização da diversidade linguística e do desenvolvimento comunicativo em contextos da realidade do aluno.
Portanto, para uma adaptação adequada à metodologia bilíngue, a escola deve permanecer atenta às exigências nacionais de ensino.
2. Planejamento pedagógico adaptado ao idioma estrangeiro
É necessário estabelecer metodologias que mantenham a grade curricular obrigatória e que contemplem a segunda língua de forma integrada.
Através do método “Content and Language Integrated Learning” (CLIL), por exemplo, a instituição é capaz de ministrar o conteúdo básico totalmente atrelado ao bilinguismo, o que permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades simultaneamente. Além disso, é importante que professores empreguem estratégias e recursos que tornem o segundo idioma especialmente relevante, acessível e imersivo para cada disciplina.
3. Infraestrutura adequada e professores capacitados
Manter um ambiente adequado e com recursos apropriados é o alicerce fundamental para o êxito de qualquer instituição de ensino. Nesse sentido, é necessário deter espaços pedagógicos próprios para dinâmicas e atividades em ambas as línguas, de modo a aprofundar a experiência e o aprendizado dos estudantes em ambiente escolar.
Por outro lado, a capacitação do corpo docente envolve oferecer formação pertinente sobre abordagens, boas práticas e metodologias para a educação bilíngue. É importante disponibilizar programas de desenvolvimento profissional, como workshops, cursos e seminários que facilitem a familiarização do educador com os novos métodos de ensino.
4. Mantenha os responsáveis e a comunidade engajados
O envolvimento ativo dos responsáveis não só fortalece a instituição, mas também propicia um ambiente de apoio e colaboração que beneficia a toda comunidade escolar.
Estabelecer uma comunicação contínua e transparente com reuniões regulares e eventos educacionais é essencial para manter as famílias envolvidas com os objetivos e benefícios do modelo educacional bilíngue.
Além disso, é importante estimular o feedback. Pesquisas e questionários periódicos podem identificar áreas de melhoria e garantir que as necessidades e expectativas estejam alinhadas e sendo bem atendidas.
Gamificação aliada ao ensino bilíngue
Tornar o aprendizado envolvente e relevante é um dos principais desafios das instituições de educação na atualidade. A tecnologia e a gamificação, nesse sentido, têm se mostrado fortes aliados em diferentes momentos desse processo. Nelson Toledo, editor de conteúdo digital da Edify e Raquel Carlos, diretora acadêmica, afirmam os benefícios em atrelar inovações tecnológicas ao ensino bilíngue:
“O uso de tecnologias no ensino aproxima a sala de aula da realidade que os estudantes vivenciam em todas as demais dimensões de sua vida, favorecendo, assim, melhores níveis de motivação e engajamento com o processo de aprendizagem”.
A maximização do potencial de ensino pode ser alcançada através da combinação entre língua estrangeira e elementos dos games, seja pela inserção de desafios linguísticos no dia a dia dos estudantes – como quizzes e puzzles –, ou pelo estímulo de um sistema de pontuações, níveis e recompensas.
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