Escolas inovadoras são instituições de ensino que rompem com o modelo tradicional de educação. Quem faz essa definição é Maitê Russo, co-fundadora e ex-sócia da Rede Escola Hub, listada como uma das escolas mais inovadoras do Brasil, onde atuou como diretora de inovação pedagógica.
Outro diferencial desse tipo de escola, conforme revela Maitê, é oportunidade oferecida aos estudantes para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais para que eles possam contribuir de forma ativa, produtiva e responsável na sociedade, tanto no presente quanto no futuro.
E foi sobre esse assunto que o Escolas Exponenciais conversou com a profissional, que é licenciada, mestre e doutora em Neurociências pela UFRJ, membro da International Society of Learning Sciences e pesquisadora nas áreas de neurociência, ciências da aprendizagem e inovação educacional. Maitê também foi professora da educação básica, de cursos de graduação e de programas de pós-graduação.
Confira agora a entrevista e conheça os principais diferenciais das escolas inovadoras.
Escolas Exponenciais: Primeiramente, o que são escolas inovadoras?
Maitê Russo: Esse é um assunto que eu gosto bastante e que transformou a minha vida! Em 2018, eu abri a minha própria escola inovadora em uma época que pouco se falava sobre isso no Brasil. Felizmente de lá para cá o assunto ganhou escala.
Fazendo um recorte desses últimos 5 anos, um dos documento mais completos que já li sobre o que são escolas inovadoras está em um relatório chamado
“Escolas do Futuro: Definindo novos modelos de educação para a quarta revolução industrial” – publicado em 2020, pelo The World Economic Forum.
Se considerarmos na íntegra o descrito no relatório, quase não encontraremos escolas inovadoras no Brasil. De uma forma geral, escolas inovadoras são as escolas que rompem com o modelo tradicional de educação e oportunizam aos seus estudantes o desenvolvimento de habilidades essenciais para que eles estejam aptos a contribuírem de forma ativa, produtiva e responsável na sociedade do agora e do futuro.
Para mim, uma escola inovadora não apenas faz esse link citado acima com a nova economia, mas também anda de mãos dadas com as mais eficazes práticas pedagógicas, embasadas cientificamente, para fomentar o aprendizado. Impera respeitarmos como o cérebro aprende. Muito do que antes era teoria foi comprovado cientificamente. É preciso levar essa ciência para o chão da escola.
EX: Quais são as principais propostas das escolas inovadoras?
Maitê Russo: Atualmente, escola inovadora acabou virando uma expressão frequentemente utilizada por muitas escolas para destacar algum diferencial. Hoje é comum ouvirmos as escolas falando em protagonismo do estudante, em aprender a aprender, em pensamento crítico, em criatividade.
Mas ao olharmos com cuidado para a forma de trabalho dessas instituições, percebemos que essas expressões estão mais no discurso do que na prática. Se considerarmos a definição que partilhei aqui, constatamos que as escolas inovadoras ainda são bem poucas no Brasil e constituem, infelizmente, a exceção e não a regra.
Enquanto proposta, essas instituições têm por incumbência desenvolver os seguintes grupos de habilidades essenciais:
1) Habilidades para cidadania global
2) Habilidades de inovação e criatividade
3) Habilidades tecnológicas
4) Habilidades interpessoais
Uma boa parte dessas habilidades está prevista na Base Nacional Comum Curricular, ainda que mais restritas às dez competências gerais. No entanto, para serem consideradas inovadoras, o desenvolvimento dessas habilidades precisa romper com a lógica do modelo tradicional de educação e estar ancorada em práticas pedagógicas que incluam:
1) Uma aprendizagem individualizada e personalizada
2) Uma aprendizagem acessível e inclusiva, disponível para todos acessarem e aprenderem de qualquer lugar
3) Uma aprendizagem baseada em projetos e problemas que privilegie a colaboração entre os estudantes
4) Uma aprendizagem guiada pelo estudante e que se perpetue ao longo da vida (a conhecida lifelong e student-driven learning)
Essas práticas respeitam em maior escala o conhecimento que temos sobre como o aprendizado acontece do ponto de vista cerebral. Como consequência, o desenvolvimento dos grupos de habilidades que descrevi ganha mais significado, possibilitando que elevemos a patamares jamais vistos no nível de aprendizagem dos estudantes.
EX: Quanto aos alunos, quais os principais benefícios das escolas inovadoras? Como contribui para o processo de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes?
Maitê Russo: Como estará o mundo em 2040? Não fazemos ideia! Uma criança que nasce hoje, estará concluído seus estudos obrigatórios daqui a aproximadamente 18 anos. Hoje, nenhum futurista ou especialista em inovação, tecnologia, se atreve a fazer previsões que ultrapassem 5 anos.
Atualmente, grandes empresas já contratam com base em competências e não em diplomas, o trabalho colaborativo se sobrepõe ao talento individual, a hierarquia cada vez mais perde espaço para a autonomia, jovens inventores concebem negócios de impacto mundial, errar passou a ser considerado parte natural do processo de aprender e por fim, a criatividade nunca foi tão valorizada.
Essas são habilidades que conversam diretamente com o que as escolas inovadoras oportunizam ao estudante desenvolver.
Uma escola inovadora está muito mais próxima da difícil missão de preparar os estudantes para protagonizarem as suas vidas em um mundo em constante e rápida transformação, do que as demais escolas.
À medida em que as famílias amadurecem a intensa presença da nova economia em nosso dia a dia, as escolas inovadoras passam cada vez mais a fazer sentido e a ganhar valor.
Por fim, vamos falar da cereja do bolo.
Atualmente podemos considerar que o desejo por aprender é o melhor indicador de sucesso no futuro para um estudante. O estudante de uma escola inovadora já aprende a aprender. Agora essas escolas ganham um novo desafio que é despertar nesse estudante a paixão pelo aprender.
Com essas aptidões, não importa como estará o mundo em 2040, esse estudante estará preparado para ele.
EX: Por fim, como adotar a inovação na escola?
Maitê Russo: Quando se fala em educação, não existe o que é certo e o que é errado. Existe o que é mais ou menos eficaz do ponto de vista da aprendizagem.
Reconhecer que o modelo tradicional de educação possui lacunas importantes foi um grande avanço para o nosso sistema educacional e cada escola está buscando um caminho para dar conta dessas lacunas.
Há escolas que estão adotando soluções prontas oferecidas pelo mercado e há escolas que estão personalizando suas práticas e criando os seus próprios modelos. Nesse ambiente de escolas inovadoras, é imprescindível considerar o grau de entrega na formação do estudante.
Por exemplo, tem escola trabalhando competências socioemocionais por aulas e aplicativo, e tem escola trabalhando essas mesmas competências de forma vivencial, on time, no momento em que o estudante precisa fazer uso delas em uma situação cotidiana.
Ambas as escolas podem ser inovadoras, se considerados os demais aspectos mencionados anteriormente, mas, certamente os estudantes da segunda escola se beneficiarão de uma maneira diferenciada dessa experiência.
Cabe ressaltar que quanto mais adepto as habilidades e práticas descritas aqui, mais inovadora uma escola é. Já percorremos um longo caminho, mas ainda temos muito o que avançar.
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