Em MG, estrutura do Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva é expandido para 47 unidades
A partir de 2022, o Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva (Crei) será expandido e levado à área de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A medida pretende proporcionar saberes e fazeres específicos aos profissionais da educação que atuam com os estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação matriculados nas escolas regulares, para que possam aprimorar o trabalho pedagógico já realizado junto a esses alunos.
Atualmente, a Secretaria de Educação de Minas Gerais contabiliza mais de 50 mil matrículas de estudantes com deficiência nas escolas da rede estadual. A implantação de Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (Creis) nos municípios sede das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) tem o intuito de apoiar e orientar as escolas quanto à acessibilidade e realização de adaptações necessárias que garantam ao estudante o pleno acesso ao currículo em condições de igualdade.
Além do acompanhamento e orientação aos professores na elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e oferta de cursos de formação continuada na área da educação especial para os profissionais da educação, os Creis também vão atuar em palestras, oficinas sobre acessibilidade e orientação às famílias.
O primeiro Crei está em funcionamento desde 2018, no município de Diamantina, na Região Central de Minas. Os Creis contarão com uma equipe de profissionais experientes e especializados em educação especial e vem somar aos Centros já existentes – Centro de Capacitação de Profissionais Área da Surdez (CAS) e Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) – e Equipes Multiprofissionais das 23 escolas estaduais especiais, em todas as ações desenvolvidas em prol do aprendizado e percurso escolar dos estudantes público da educação especial, fortalecendo cada dia mais o direito de todos à educação.
*Com informações da Agência Minas