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Cerca de dois mil alunos do Ensino Fundamental, no Brasil, estão participando de um projeto que impulsiona diversas reflexões sobre a fome. A iniciativa é do Edify Education, empresa de soluções educacionais em inglês, que decidiu unir professores e estudante em uma grande campanha de doação.

Chamada de Estimule a Empatia 2022, a iniciativa traz uma parceria com a ONG Ação da Cidadania, maior ONG de combate à fome no país. Para cada aluno envolvido nas atividades, serão doados dez pratos de comida à ONG, sendo que a meta é chegar a 100 mil pratos.

“Levar a pauta da fome, um tema tão atual e relevante, para dentro das nossas salas de aula é algo que está em perfeita harmonia com os nossos princípios pedagógicos. Afinal, acreditamos que nosso papel vai muito além do ensino do inglês. Enquanto educadores, queremos formar indivíduos completos e empoderados para a construção de um futuro cada dia melhor”, explica Marina Dalbem, co-CEO do Edify.

 

Projeto desenvolve empatia e promove reflexões sobre a fome

O desenvolvimento do projeto pedagógico que promove reflexões sobre a fome consiste em trabalhar a empatia nas aulas de inglês com alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Foram criadas diversas atividades sobre essa temática, segmentadas de acordo com a faixa etária dos estudantes. O plano de aula foi disponibilizado para todas as escolas que se interessaram em participar da campanha.

“É algo muito especial que, além da possibilidade de impactar 100 mil pessoas com a doação, o Edify esteja mobilizando escolas brasileiras com um tema tão importante que é a fome, diante da gravidade da situação em que vive mais da metade da população brasileira. Acreditamos que a campanha vai contribuir para a formação de crianças e adolescentes, além de estimulá-los a serem mais ativos como agentes de transformação social”, afirma Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania. 

Debate sobre a fome para além da sala de aula

Um dos objetivos da campanha Estimule a Empatia 2022 é estender essa sensibilização para além dos muros das escolas. Para isso, os responsáveis dos alunos também serão envolvidos na campanha.

Ao longo do mês, a empresa Edify vai publicar conteúdos nas redes sociais e site com dicas para ajudar as famílias a conscientizarem as crianças sobre a fome, contribuírem para o desenvolvimento socioemocional delas e as inspirarem a serem cidadãs mais ativos.  

Além disso, o resultado do trabalho dos estudantes será compartilhado em projeções simultâneas, na Praça Roosevelt (São Paulo) e no Largo São Francisco da Prainha (Rio de Janeiro) nesta quarta-feira (30) às 18h.

Para refletir

Quase 59% da população brasileira convive com algum grau de insegurança alimentar. O levantamento foi divulgado neste ano pela Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

São considerados três graus de insegurança alimentar: leve, moderado e grave. Neste último caso, o mais severo, encontram-se 33,1 milhões de pessoas.

 

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