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Para impulsionar a comunicação escolar e ganhar mais notoriedade, a melhor estratégia que deve ser adotada pelas instituições de ensino é o marketing de conteúdo. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma estratégia focada na produção e publicação de conteúdos relevantes para um determinado público.

E quem faz essa afirmação é Leonardo Mendonça, especialista em marketing educacional. “Para mim, marketing de conteúdo é a principal ferramenta e a mais difícil das escolas entenderem de fato. Os perfis no Instagram são tomados de fotos aleatórias, que não são interessantes para ninguém”, explica.

As publicações de artigos, textos informativos, e-books e vídeos são exemplos de conteúdos interessantes, que podem atrair novos seguidores e, até mesmo, influenciar no sucesso da captação de alunos.

Uma escola tem o dever de ajudar a comunidade. Conteúdos que cumpram esse papel são ‘compartilháveis’, trazendo novos seguidores e pessoas que não conheciam a escola e que podem estar procurando uma no momento em que foi impactado”, ressalta.

Postagens que se destacam, por trazerem informações interessantes, costumam ser compartilhadas no direct, o que pode trazer novos seguidores para o perfil.

 

Marketing de conteúdo: contratar uma agência ou ter um colaborador interno? 

Ao pensar em marketing digital para escolas, uma das principais dúvidas dos diretores é sobre a contratação desse tipo de serviço. Afinal, o que é mais eficaz: uma agência de publicidade e propaganda ou um colaborador interno atuando na comunicação? 

A partir de 400 alunos, recomendo fortemente que exista alguém dedicado ao marketing dentro da escola. Um analista e, se possível, um designer. Terceirize a arte, o design, mas não entregue nas mãos de uma agência a essência da sua escola”, enfatiza Mendonça.

Entretanto, o especialista acrescenta que uma das principais dificuldades na contratação de profissionais de marketing para escolas, é encontrar pessoas com experiência no segmento.

Eu tenho uma comunidade que ajuda escolas a formarem e treinarem seus profissionais de marketing”, afirma. Os cursos gratuitos são disponibilizados neste site: www.mktparaescolas.education/academia

 

Conhecer a comunidade escolar é importante para o marketing de conteúdo 

Para a produção de bons conteúdos, Mendonça ressalta que é importante conhecer a comunidade escolar. “Uma escola que atendo em Fortaleza (CE) contou que o que mais funciona para eles era divulgação em uma lotérica local. Eu jamais iria propor algo do tipo. Entende?”, indaga.

Por outro lado, o especialista em marketing educacional lembra que a indicação de famílias de alunos ainda são as melhores propagandas para uma instituição de ensino.

Nada é mais poderoso que isso! Se uma família, que não ganhará nada em troca, de modo desinteressado, recomenda uma escola, é porque ela gosta e coloca a reputação dela em jogo pela sua escola!”, reflete.

Porém, Mendonça alerta que investir em marketing digital apenas em épocas de matrículas não é uma boa opção, já que a comunicação e divulgação da escola nas redes sociais precisa ser constante. “Além disso, muitas escolas utilizam apenas estratégias de Google e Social Ads ignorando o marketing de conteúdo e qualquer outra estratégia de médio longo prazo”, completa.

 

Curiosidade: educação nas redes sociais

Um estudo divulgado pela Comscore, uma empresa pioneira de medição de público, revelou que a educação on-line nas plataformas digitais registrou um aumento de 20% no total de interações nas redes sociais no primeiro trimestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior.