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Uso de redes sociais e produção de podcasts estão entre as principais tendências no mercado educacional dos Estados Unidos. Quem traz essa informação é o José Alessandro, CEO da ZELE Comunicação e referência em marketing educacional.

Ele é o único palestrante brasileiro que participa do 69º Seminário Nacional da Associação dos Relações-Públicas de Escolas, que ocorre em Chicago (EUA). O congresso se encerra nesta quarta-feira (20), dia em que o profissional ministra sua palestra sobre os segredos de ouro do marketing educacional.

“Em um grande salão ficam várias mesas redondas, que cabem até 12 pessoas. Eu estarei em uma mesa com essas pessoas e tenho 20 minutos de fala. Depois, as pessoas mudam de mesa e eu apresento novamente”, explica Alessandro.

Ao longo do dia, o brasileiro vai apresentar seis vezes a palestra. “Estou levando um laptop para as pessoas poderem ver a apresentação e farei algumas partes, já que todas as palestras têm essa pegada mais lúdica”, afirma.

Essa é a principal palestra que Alessandro ministra no Brasil, mas será a primeira vez que ele fará em outra língua. Para saber mais sobre este tema, confira o artigo: 5 Estratégias de ouro do marketing educacional pós-pandemia.

 

José Alessandro, CEO da ZELE Comunicação e referência em marketing educacional, participa de um seminário em Chicago
José Alessandro, CEO da ZELE Comunicação e referência em marketing educacional, participa de um seminário em Chicago

Tendência de marketing educacional nos EUA

Durante o 69º Seminário Nacional da Associação dos Relações-Públicas de Escolas, cerca de cinco palestras ocorrem ao mesmo tempo. Além de apresentar sua própria palestra, José Alessandro também tem feito a cobertura do evento. Confira as principais tendências que chamou a atenção do profissional durante o congresso: 

 

Estudantes parceiros na criação de conteúdo 

Grupo de estudantes com mentoria de profissionais de comunicação para captarem e criarem conteúdo para os veículos de comunicação das escolas. A postagem final sempre por conta do profissional. Daí surgem novos talentos, descobrem-se profissionais e muito se aprende e muito se ensina. Foram insights de duas palestras sobre o tema, da Jill Johnson, relações-públicas das escolas de Nebrasca e do Jason Lemley, do estado de Georgia.

 

Crescente e contínuo treinamentos de comunicação e marketing nas escolas

Algumas escolas podem até não ter um profissional de comunicação, mas todas precisam se comunicar. Treinar equipes locais – seja compostas por alunos ou por funcionários – é cada vez mais comum. Assim, garante-se uma melhor cobertura das atividades e uma comunicação cada vez melhor do que a escolha faz bem feito.

 

Várias palestras sobre STORYTELLING!

Sim, esta é nossa missão: contar histórias! Somos todos “storytellers” – contadores das histórias de sucesso que vemos acontecer diariamente em nossas escolas. Como melhor contá-las? Com quais equipamentos? Com que tipos de narrativas? Onde, como e quando compartilhar? São questões que foram muito abordadas nos workshops, sobretudo no da Karen Geddeis, RP de escolas em Chicago, no estado de Illinois.

 

BRANDING: quem não faz, assiste ao vizinho fazer

Outro assunto recorrente em muitas palestras: cuidar da marca, da imagem da escola. Cores, formas, tipo de fotos, impressos, digitais etc. Tudo que comunica a escola deve ter sua “personalidade” impregnada. Foram muitas as palestras de branding! Stephen King, RP de escolas do estado de New York e Samantha Fitzgerald, RP de escolas em Kansas, no estado de Missouri.


PODCAST: o potencializador da comunicação

Sandy Riesgraf, RP de escolas em Utah, palestrou sobre a força dos podcasts como potencializadores na hora de espalhar as notícias e o que as escolas fazem de bom. Muito além de criarmos podcasts falando sobre as atividades das escolas, criamos conteúdos relevantes para famílias e comunidade local é também uma forma de marketing para as escolas. Na palestra, Sandy apontou formas de fazer acontecer! 

 

VÍDEOS: mais do que nunca, necessários!

De Indiana, Wes Anderson, aplicou um workshop mostrando equipamentos e formas de criarmos vídeos profissionais e impactantes mesmo com apenas uma pessoa trabalhando na comunicação da escola. Celulares, câmeras semi ou profissionais, tripés, monopés, microfones, luzes etc.

Foi possível manipular os instrumentos e também ver os resultados obtidos. Palestra muito útil, afinal de contas, o Instagram está focado muito mais em divulgar vídeos do que cartazes ou fotos. Estamos no caminho certo! Nos colégios em que Alessandro atende, 80% das postagens são em vídeos e nota-se cada vez mais o crescente engajamento.

 

Análise de dados para melhores estratégias 

Suzi Finn, do estado do Kansas, em sua palestra demonstrou a importância de termos dados sobre os comportamentos das famílias como por exemplo por onde andam, que jornais leem, que mídias acessam mais etc etc para que possamos ter ações mais assertivas. Apresentou uma ferramenta que faz a pesquisa com os pais e depois repassa os resultados às escolas.

Uma ação que já praticada nas escolas em que Alessandro atende, porém sem terceirizar o serviço. Fazemos uma pesquisa de comportamento social e de mídia de 2 em 2 anos e assim conhecemos melhor os hábitos dos clientes e conseguimos criar melhores e mais adequadas táticas de comunicação. Por exemplo: por que anunciar em um shopping que nosso público não frequenta? 

 

Ampliar parcerias escola x comunidade

Criar minicursos, palestras, oficinas ou até mesmo mentorias para empresas locais, oferecer auditório da escola para eventos… São algumas das parcerias que Melissa Lowie, de Indiana, apresentou na sua palestra. Formas de aproximação entre a escola e a comunidade local promovendo engajamento e, claro, comunicando a escola!

 

*Texto: colaborou José Alessandro