3 min de leitura

José Alessandro, CEO da ZELE Comunicação e referência em marketing educacional, será o único palestrante brasileiro que participará do 69º Seminário Nacional da Associação dos Relações-públicas de Escolas, que ocorre entre os dias 16 e 20 de julho, Chicago, nos Estados Unidos.

O evento é voltado para profissionais de comunicação que trabalham nas escolas norte-americanas e, de acordo com Alessandro, a expectativa é que mais de 1500 pessoas participem da iniciativa.

Com a apresentação em inglês, o profissional vai falar sobre os segredos de ouro do marketing educacional, tema que é sempre de grande relevância para os diretores.

E, por saber que o assunto também é desafiador para a gestão escolar, Alessandro fará uma cobertura exclusiva do congresso, em parceria com o Escolas Exponenciais. Confira mais informações nesta entrevista exclusiva:

 

Escolas Exponenciais: Qual a importância deste evento para as instituições de ensino?

José Alessandro: Nos EUA, país onde a atividade de relações públicas nasceu, a profissão é amplamente reconhecida e praticamente todas as escolas possuem um RP ou um profissional de comunicação cuidando da comunicação e do marketing da instituição de ensino.

 

José Alessandro vai falar sobre marketing educacional durante um evento em Chicago
José Alessandro vai falar sobre marketing educacional durante um evento em Chicago

EX: Qual o nome da sua palestra? E como é ser o único brasileiro que vai palestrar no evento?

José Alessandro: Aqui no Brasil, onde já ministrei a palestra dezenas de vezes em vários eventos e para vários colégios, usamos “Os 3 segredos de ouro do marketing educacional”.

Para o evento nos EUA, ajustei para “The 3 Big Facts about School Communication”, pois encaixa-se mais na cultura de lá. O conteúdo será o mesmo, porém em inglês.

Ser o único brasileiro em um evento que reúne mais de 1.500 profissionais de comunicação de escolas é uma grande responsabilidade, pois volto de lá com a cabeça fervilhando de novas ideias e iniciativas para aplicar nas escolas que atendo aqui.

Quando participei, em 2019, do mesmo evento, em Washington, trouxe para nossas escolas ideais como, por exemplo, algumas iniciativas de criação de podcasts, as captações e edições de vídeos utilizando smartphones, o que agilizou o processo de divulgação de nossos eventos escolares.

Este ano, sendo um dos palestrantes do evento, além de poder assistir às palestras, também irei contribuir com o nosso jeito de comunicar o dia a dia escolar.

EX: Conta um pouquinho sobre como será a cobertura do evento?

José Alessandro: Por meio desta parceria com a Escolas Exponenciais, multiplicaremos mais o que vivenciaremos lá. A ideia é que consiga mostrar um pouco das tendências em comunicação e marketing educacional para quem estiver acompanhando no nosso Instagram: @josealessandro e @escolasexponenciais.

 

Marketing educacional e muito mais! Confira algumas palestras do evento

Além da palestra sobre marketing educacional, José Alessandro listou alguns outros assuntos relevantes que serão debatidos no seminário. Confira:

 

  1. Welcome to the School Marketing Revolution: 21st-Century Tactics to Boost Enrollment
  2. Leveraging Community Partnerships to Grow Your Digital Footprint
  3. Frame Your Messages for Maximum Impact
  4. Keys to Better Relationships With Your Business Community
  5. New Research: The Future of School-Home Communications
  6. Text, Twitter, Email, Call: Understanding Emerging Parent Preferences for Communication and Engagement
  7. Media Matters: Choosing the Right Words and Going All In
  8. The Anatomy of a Media Interview: Be Ready for Anything