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Com distribuição gratuita, o educador Mozart Neves Ramos lança seu quinto livro: “Educação: uma trilha inacabada”. A reúne 44 artigos escritos entre 2020 e 2023 e publicados nos principais jornais do país.

Produzidos no contexto da pandemia da Covid-19 e com a retomada das aulas presenciais, os textos refletem sobre questões da Educação Infantil ao Ensino Médio Técnico e à Educação Superior.

É possível baixar o livro gratuitamente no site da Fundação Santilhana e, além disso, ele será distribuído na versão impressa em diversos locais do Brasil.

Mozart Neves Ramos dividiu os temas abordados no livro em cinco partes: Aprendizagem escolar na pandemia; Políticas Públicas de Educação; Ensino Público em Pernambuco; Movimentos da Sociedade pela Educação; e o Cenário Pós-2022.

No decorrer da obra, o autor reflete sobre os retrocessos na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nesse período, apurados por diferentes sistemas de avaliação, e dos impactos negativos na formação das crianças, principalmente aquelas dos anos iniciais da escolarização. E destaca aspectos referentes às políticas públicas na Educação Básica e no Ensino Superior, com especial atenção à desigualdade educacional no país.

De acordo com o autor, com a crise sanitária mundial em decorrência do coronavírus, a humanidade passou por um dos momentos mais dramáticos de sua existência e o impacto no campo da Educação foi sem precedência.

“O resultado de tudo isso foi um retrocesso enorme em proficiência escolar, acompanhado do aumento da desigualdade e do abandono escolar, especialmente entre os jovens. Por isso, não tenho dúvidas de que o binômio vinculado à aprendizagem escolar e à redução da desigualdade deve merecer atenção especial na esfera das políticas públicas de Educação em nosso país”, ressalta Mozart Ramos Neves.

 

Sobre Mozart Neves Ramos

É conselheiro da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). É autor de obras, como Educação Brasileira: uma agenda inadiável (2015) e Educação Sustentável (2006). E co-autor de A Urgência da Educação (2011) e Sem Educação não haverá futuro (2019).

 

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