A escolha da escola para os filhos é uma decisão difícil para os pais. A qualidade do ensino, a segurança, o envolvimento da família, o desenvolvimento socioemocional e a integração da tecnologia são aspectos que muitos consideram ao avaliar as opções educacionais.
De acordo com a pesquisa Certificação Escolas Exponenciais de 2023, 27% das famílias valorizam o cuidado e atenção pessoal que a escola tem com o filho. Na sequência, 24% dão preferência para localização próxima à casa ou ao trabalho, seguida por 22% que valorizam a qualidade na formação acadêmica dos alunos.
Outros 20% consideram o relacionamento próximo e participativo com pais e alunos, acompanhado por 19% que priorizam a ênfase na educação de valores morais e éticos e 18% que valorizam a qualificação da equipe pedagógica. No total, 74 mil famílias responderam ao questionário.
Em sua 5ª edição, o estudo de alcance nacional contou com a participação de mais de 240 escolas, espalhadas por 15 estados. A coleta de respostas de pais, professores e gestores foi realizada entre 9 de outubro e 15 de novembro.
A certificação avaliou também as percepções de quase 4 mil professores e de centenas de gestores e mantenedores de instituições privadas de educação básica.
O Escolas Exponenciais conversou com alguns pais para saber o que eles mais valorizam nas escolas em que os filhos estão matriculados. Confira alguns depoimentos!
Localização e presença dos primos pesaram na escolha, diz pai
O servidor público Bruno Argente, de 39 anos, afirma que a escola da filha, Maria Luísa, de 3 anos, foi escolhida principalmente devido à proximidade com o trabalho dele.
Mas afirma que a presença dos primos na mesma instituição também contribuiu para a escolha, uma vez que facilitou a adaptação escolar da Malu, como é carinhosamente chamada.
“A escola também se destacou pela abordagem inovadora, inspirada em uma metodologia utilizada em diversos países, proporcionando uma educação mais flexível e menos rotineira para as crianças”.
A escola em que Maria Luísa está matriculada utiliza metodologias ativas e a interdisciplinaridade, fazendo com que a criança perceba que problemas da vida real só serão solucionados na integração do saber.
Metodologia e área verde da escola são diferenciais
A gestora pública Luciana Curtes, de 38 anos, diz que a filha, Maria Alice, de 6 anos, é aluna da mesma escola desde 2020, quando foi matriculada na educação infantil.
De acordo com Luciana, inicialmente, a escola foi escolhida pela praticidade de oferecer desde o ensino infantil ao ensino médio, além da metodologia de ensino, que “foge” dos métodos tradicionais.
“A escola busca principalmente enfatizar a autonomia e protagonismo de cada aluno, preparando-os para cenários reais de situações a serem encaradas fora do ambiente escolar. É um diferencial que colaborou e muito na decisão”.
Além da logística, a psicóloga Patricia da Silva, de 37 anos, afirma que o método de ensino foi decisivo na escolha do colégio dos filhos Felipe, de 8 anos, e Isabela, de 4 anos. “
“A metodologia valoriza a potencialidade das crianças. Sem contar que é uma escola com muita área verde, o que proporciona contato com a natureza, outro fator que valorizamos bastante”.
Espaço para criança brincar à vontade é essencial
A localização e a estrutura foram os dois fatores que pesaram na escolha da escola de Benício, de 4 anos. Segundo a mãe do pequeno, a funcionária pública Renata Machado de Oliveira, de 38 anos, o colégio fica próximo da casa da família e também do trabalho dela e oferece espaços que permitem à criança brincar à vontade.
“A parte pedagógica, ou seja, a qualidade do ensino, não foi e ainda não é uma questão que nos pauta no momento, pois acreditamos que no momento em que ele se encontra o principal é desenvolver habilidades como a interação social e o brincar mesmo”.
Com filhos matriculados em escolas diferentes por conta da série em que se encontram – Victor tem 8 anos e Eduardo tem 5 -, a dona de casa Janine Galdiano Belchior Ramos Martins, de 43 anos, diz que o que ela e o marido mais valorizam nos colégios é o cuidado e a atenção aliados à qualidade de ensino. “E depois da localização”.
O que é a Certificação Escolas Exponenciais
A Certificação Escolas Exponenciais surge como um selo de qualidade que reconhece o comprometimento e a satisfação das famílias em relação às escolas de seus filhos.
O Escolas Exponenciais utiliza o NPS (Net Promoter Score) como o principal indicador para avaliar a qualidade das instituições de ensino. O NPS é uma métrica que mensura o grau de satisfação das famílias, baseando-se na pergunta: “Qual é a probabilidade de indicar a escola dos seus filhos para outros pais?”.
A partir das respostas, as escolas são categorizadas em promotoras, detratoras ou neutras em relação à satisfação dos pais. A diferença percentual entre a quantidade de promotores e detratores resulta no Net Promoter Score de cada escola.
As instituições que alcançam um NPS igual ou superior a 50 pontos recebem o Selo de Qualidade, enquanto aquelas com NPS igual ou superior a 75 conquistam o Selo de Excelência. Todas as escolas premiadas podem ser conferidas neste link.
Você também pode gostar disso:
Tendências Educacionais de 2024: Indicadores e perspectivas para a Educação