3 min de leitura

Conhecer as principais tendências em tecnologias educacionais para 2023 e os principais desafios em relação ao seu uso nas escolas pode ser fundamental para o bom desempenho de uma gestão escolar.

E foi sobre esse assunto que o Escolas Exponenciais conversou com Juliana Serafim, consultora, mentora, infoprodutora e escritora de obras sobre de planejamento, marketing e vendas, além de sócia fundadora da Butiá Digital e sócia fundadora da ButiáVerso – Construindo Negócios Lucrativos no Metaverso.

Confira agora a entrevista e aproveite para se aprofundar sobre essa temática,

 

Escolas Exponenciais: Com as novas tecnologias, com o papel do profissional da educação?

Juliana Serafim: As novas tecnologias têm um papel importante na educação, pois permitem aos professores criar novas formas de ensinar e aos alunos novas formas de aprender.

O profissional da educação precisa estar atualizado sobre as novas tecnologias e saber como usá-las de maneira eficaz para melhorar o ensino e a aprendizagem. Além disso, os professores precisam ser capazes de ajudar os alunos a navegar na era digital e a desenvolver habilidades digitais importantes.

 

EX: Para você, quais são os principais desafios das escolas para lidar com as inovações tecnológicas?

Juliana Serafim: Existem vários desafios que as escolas enfrentam ao lidar com as inovações tecnológicas, alguns dos principais incluem:

  1. Acesso à tecnologia: Muitas escolas, especialmente aquelas em áreas de baixa renda, não têm recursos suficientes para fornecer tecnologia de qualidade aos alunos.

  2. Formação de professores: Os professores precisam de treinamento para saber como usar as novas tecnologias de maneira eficaz e incorporá-las em suas aulas.

  3. Conectividade: A falta de conectividade à internet, especialmente em áreas rurais, é um desafio para a implementação de tecnologias educacionais.

  4. Proteção de dados: Com o aumento do uso de tecnologias educacionais, há preocupações crescentes com a segurança e privacidade dos dados dos alunos.

     5. Adaptação: As escolas precisam ser capazes de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e garantir que as tecnologias sejam usadas de maneira eficaz para melhorar o ensino e a aprendizagem.

    6. Equilíbrio entre tecnologia e educação tradicional: é importante usar tecnologia para complementar e melhorar a educação tradicional, em vez de substituí-la completamente.

 

EX: Para as escolas que desejam inovar no uso das tecnologias, o metaverso é uma boa aposta?

Juliana Serafim: O metaverso é uma tecnologia que tem o potencial de oferecer novas formas de ensino e aprendizado. Ele permite que os usuários criem e explorem ambientes virtuais tridimensionais, o que pode ser utilizado para simular situações reais e proporcionar uma experiência de aprendizado mais imersiva.

Além disso, o metaverso também pode ser usado para promover a colaboração entre alunos e professores, independentemente da localização física. Dito isso, é importante notar que ainda estamos no início desta tecnologia, e ela pode evoluir muito. Importante começar a aprender agora.

 

EX: Quais as principais tendências em tecnologia educacional que os gestores devem estar atentos?

Juliana Serafim: Algumas tendências em tecnologia educacional que os gestores devem estar atentos incluem:

– Aprendizagem adaptativa: uso de algoritmos que se adaptam ao ritmo e ao estilo de aprendizagem individual dos alunos.

– Aprendizagem baseada em gamificação: uso de técnicas de jogos para tornar a aprendizagem mais engajadora e motivadora.

– Aprendizagem a distância: uso de tecnologias de ensino à distância, como vídeos, webinars e plataformas virtuais, para oferecer cursos online e flexibilidade para os alunos.

– Realidade virtual e aumentada: uso de tecnologias de realidade virtual e aumentada para criar experiências de aprendizagem imersivas e interativas.

– Inteligência artificial e aprendizado automático: uso de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado automático para personalizar a aprendizagem e melhorar a avaliação do desempenho dos alunos.