Coordenadora pedagógica explica como o Novo Ensino Médio potencializa o protagonismo juvenil
Atender as necessidades e demandas formativas da sociedade e, principalmente, dos estudantes, é um dos principais pontos positivos da implantação do Novo Ensino Médio, de acordo com Juliana Magalhães, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Mary Ward.
“Se conseguirmos inserir os jovens como protagonistas na construção e desenvolvimento desses itinerários, estaremos atendendo ao desenvolvimento de uma formação integral ao mesmo tempo que oportunizados o protagonismo juvenil”, pontua a educadora.
O Novo Ensino Médio passou a valer a partir deste ano e, gradativamente, será adotado por todas as escolas públicas e privadas do país. Para Juliana, a reforma no ensino permitiu que os estudantes passem a contar com mais apoio dos professores.
“Sinto que nossos estudantes clamam por serem ouvidos. Ao mesmo tempo que se sentem ‘perdidos’ em muitos momentos nesse processo de desenvolvimento. Poder contar com o apoio de um par mais experiente, no caso, os professores, o estudante ganha ao poder se ‘construir’ dentro de um contexto seguro e controlado que são os espaços escolares”, ressalta.
Principais mudanças
Em entrevista ao Escolas Exponenciais, a coordenadora pedagógica abordou quais eram as principais dificuldades antes da reforma nessa etapa da educação. “Acredito que um dos maiores problemas que enfrentamos dentro da educação como um todo é o inchaço de conteúdos que são abordados aos longos dos anos e que, muitas vezes, se limitam ao nível do ‘conhecer’ e/ou ‘memorizar’, tornando todo o processo educativo enfadonho e ‘sem significado prático’ para os estudantes”, enfatiza.
Ao contar com um currículo extenso, Juliana acredita que os estudantes não se desenvolviam efetivamente, além de não conseguirem descobrir suas reais aptidões e interesses. “Com a reforma do Ensino Médio, entendemos que mais do que selecionar ‘conteúdos’, precisamos agora refletir sobre as prioridades frente ao desenvolvimento dos nossos estudantes. Sem deixar de lado questões estruturais essenciais, damos a oportunidade do nosso estudante navegar por diferentes áreas de conhecimento sob uma ótica diferenciada, experienciando e construindo caminhos que se ajustam aos seus interesses”, completa.