Na Educação Infantil, muito se fala sobre a importância de incentivar a prática da leitura. Afinal, além desse contato com os livros contribuir para o desenvolvimento da fala das crianças pequenas, ele é importante até mesmo para facilitar o processo de alfabetização.
Então, os alunos crescem, aprendem a ler e escrever, avançam nos estudos e, geralmente, o incentivo à leitura vai deixando de ser debatido. Entretanto, esse hábito precisa ser constantemente reforçado com os estudantes, inclusive do Ensino Médio.
“A gente acha que ao alimentar isso na infância, nos anos iniciais do fundamental, por exemplo, isso vai bastar. Mas para que a gente tenha um adulto leitor, o período de leitura no Ensino Médio precisa ser muito rico em relação à leitura. Enquanto sociedade, achamos que apenas incentivar a leitura na infância vai ser o suficiente para que essa pessoa, no futuro, continue sendo uma pessoa leitora, e na realidade não é o que acontece”, afirma Stephanie Liz Barbosa, professora de literatura do Colégio Anglo Chácara Santo Antonio.
De acordo com a educadora, mesmo os alunos que foram incentivados a ler durante a infância, acabam perdendo um pouco do interesse pela literatura no Ensino Médio, até mesmo para conseguir dar conta das demandas escolares.
“Não adianta nada nós focarmos em um incentivo à leitura durante esse primeiro período se a gente deixar uma lacuna entre a infância e a fase adulta que seria o Ensino Médio. Isso precisa ser alimentado enquanto esses jovens estão na escola”, ressalta.
Como proporcionar uma boa prática da leitura no Ensino Médio?
Sem dúvidas, é importante que o incentivo à leitura tenha início na infância. Mas, para Stephanie, para que a prática da leitura no Ensino Médio seja constante, é necessário que os livros sejam interessantes para esses alunos.
“Isso pode se dar por uma temática que de fato é interessante ou então por uma ligação que o professor faz entre o contexto do livro, entre a narrativa do livro, entre os poemas do livro e a realidade do aluno. Um aluno nunca vai se interessar e nunca vai criar um hábito de leitura se ele não entender para que aquilo serve na vida dele, o que tem a ver com a vida dele”, pontua.
Para a educadora, a leitura precisa ser um prazer na vida dos adolescentes e jovens e não uma obrigação.
Festival Literário incentiva a prática da leitura no Ensino Médio
No Colégio Anglo Chácara Santo Antonio, a prática da leitura no Ensino Médio também é incentivada por meio do “Festival Literário”, um evento realizado anualmente, cujo tema é escolhido no início do primeiro semestre. “Toda a escola trabalha com este mesmo tema. No caso de 2022, nós trabalhamos identidades brasileiras”, explica.
Segundo a professora, os alunos do Ensino Médio são os grandes protagonistas do projeto. Neste ano, eles desenvolveram produções literárias a partir do sarau e promoveram mesas redondas para debater sobre a literatura marginal.
“A gente consegue fazer um ciclo de envolvimento legal que vai desde os alunos do ensino fundamental até os alunos do ensino médio, e a intenção é que a gente consiga a cada ano que passa o envolvimento genuíno cada vez maior, tornando esse evento bastante interessante”, completa.
Escolas Exponenciais recomenda
A importância da leitura na educação infantil e como incentivar
Como desenvolver um projeto de leitura na Educação Infantil?