Saiba os principais desafios do programa bilíngue na educação básica
No Brasil, já existem mais de 1,2 mil escolas bilíngues, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC). E, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), nos últimos seis anos foi registrado um crescimento entre 6% e 10% no número de instituições de ensino bilíngue no país.
Para se aprofundar sobre este assunto, o Escolas Exponenciais conversou com Veruska Alves Nogueira, que é engenheira, professora, educadora e gerente de projetos pedagógicos na amais educação, com foco nas áreas de inovação e tecnologia.
A profissional destacou quais são os principais desafios para a gestão escolar que almeja implementar uma educação bilíngue e como esse tipo de ensino pode impulsionar o processo de ensino e aprendizagem. Confira a entrevista:
Escolas Exponenciais: Quais os principais desafios para as escolas que desejam passar a oferecer um programa bilíngue?
Veruska Alves Nogueira: Entre os muitos desafios para implementar um programa bilíngue na educação básica, dois se destacam: sensibilização das famílias e formação de professores.
De fato, o papel da família no processo de ensino-aprendizagem é fundamental. Por isso, a escola precisa, desde o início, envolver as famílias na tomada de decisões, a partir de muita transparência e alinhamento de expectativas, inclusive provendo conhecimento para que elas entendam como acontece o aprendizado de uma segunda língua dentro de uma perspectiva bilíngue.
Além disso, a escola precisa abrir um caminho de diálogo constante, sobretudo porque é comum que a família não saiba se comunicar em inglês e, portanto, tenha muitas dúvidas de como essa aquisição linguística acontece na prática.
Já quando se fala dos professores, também peças-chave no processo de ensino-aprendizagem, é importante deixá-los confiantes e confortáveis em relação ao papel que precisam desempenhar ao longo desta jornada.
Dessa forma, além de conhecer com profundidade as dores, expectativas e capacidade técnica do seu quadro de professores, a escola precisa apoiar e estimular os docentes na formação continuada, dando suporte pedagógico no dia a dia escolar, como também, entendendo de que forma pode ajudar na aplicação e na melhoria das práticas pedagógicas da sua equipe.
EX: Como um programa bilíngue pode impulsionar o processo de ensino e aprendizagem?
Veruska Alves Nogueira: São muitas as oportunidades que o ensino bilíngue proporciona ao processo de ensino-aprendizagem, afinal, os estudantes recebem formação integral para o futuro, sendo beneficiados nas esferas cognitiva, emocional, cultural e social. Isso porque o bilinguismo propõe o estudo não só de uma segunda língua, mas também de conteúdos multidisciplinares por meio de um segundo idioma, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos.
No caso do programa bilíngue, a partir de uma perspectiva de flexibilização da carga horária, a escola consegue adaptar seu currículo e apoiar seu próprio quadro de professores, de maneira a garantir não somente qualidade no ensino da língua inglesa, mas também de outras disciplinas e temáticas, assegurando, inclusive, o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC.
Dessa forma, a escola consegue impulsionar a aprendizagem dos estudantes com conteúdo contextualizado, multiculturais e interdisciplinares, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento contínuo da sua equipe docente, a partir de uma cultura que prioriza a aplicação de metodologias ativas e imersivas em suas práticas pedagógicas.
Assim, toda a comunidade escolar, ainda que indiretamente, se beneficia, afinal, alunos e professores se sentem mais engajados e, consequentemente, alcançam resultados acadêmicos melhores.
EX: O número de escolas com programa bilíngue é crescente no Brasil. Como conseguir se destacar neste mercado? Quais pontos inovadores devem ser priorizados pelas escolas?
Veruska Alves Nogueira: Quando chega o período de matrículas e rematrículas, é preciso intensificar a divulgação dos diferenciais da escola. E a boa notícia é que o bilinguismo tem tudo a ver com o ciclo de matrículas!
Em um cenário onde apenas 5,1% dos brasileiros acima de 16 anos de idade afirmam ter algum conhecimento no idioma inglês, segundo pesquisa feita em 2013 pelo Instituto Data Popular para o Conselho Britânico (British Council), proporcionar uma educação bilíngue é uma forma de mudar este cenário, já que há a possibilidade de captar novos estudantes, além de ser um excelente argumento para a retenção de alunos.
Embora o número de escolas com programa bilíngue seja crescente nos últimos anos no Brasil, essa ainda é uma porcentagem bem restrita, o que, de certa forma, é muito interessante para as escolas do ponto de vista de venda.
Mas, para se destacar nesse mercado, é preciso primeiramente entender as demandas da comunidade escolar e, assim, priorizar estrategicamente as inovações que fazem sentido dentro da escolha de um programa bilíngue.
O aplus, programa bilíngue exclusivo da amais educação feito com a BBC Learning, por exemplo, buscou entender na ponta os diferenciais que as escolas mais procuravam em termos de inovação. Entre eles estão: materiais físicos integrados à experiência digital; conteúdos autênticos, multiculturais, regionais e contemporâneos; currículo desenhado a partir das diretrizes da BNCC; metodologias ativas e imersivas sendo utilizadas na prática dentro dos materiais de alunos e professores; e assessoria pedagógica personalizada, para atender as necessidades e expectativas de cada realidade escolar.
Enfim, priorizar é sempre um desafio, mas o caminho é optar por um programa que, além de conversar com a identidade da instituição, também permite que a escola continue conectada com as melhores práticas de ensino-aprendizagem.
EX: Por fim, quais os principais benefícios de uma escolarização bilíngue para os alunos?
Veruska Alves Nogueira: O aluno de hoje precisa ser preparado não somente pensando no hoje, mas acima de tudo no futuro. E esse futuro tem exigido cada vez mais habilidades e competências que vão além da esfera cognitiva, ou seja, que assegurem também as esferas emocional, social e cultural dos estudantes.
Com isso, a escolarização bilíngue é muito importante, sobretudo, no contexto atual. O aprendizado do segundo idioma, especialmente do inglês que é a nossa língua franca, pode contribuir em diversos âmbitos da vida do aluno, tais como melhora do raciocínio, do foco e da saúde mental, ampliação de conhecimentos e de socialização, estímulo do desenvolvimento cognitivo, expansão do repertório cultural, melhores perspectivas para o mercado de trabalho, além da construção de relações e comunicações, inclusive internacionais.
Fato é que não dá mais para falarmos em educação integral sem começarmos também a falar da importância do ensino bilíngue na educação básica, afinal, esse é o caminho para que nossos estudantes consigam realizar plenamente seus projetos de vida com sucesso.