A Faculdade de Educação (FE) da USP promove nas próximas sextas-feiras, dias 16 e 23 de junho, um workshop sobre educação inclusiva. O evento pretende ampliar aprendizagens sobre as deficiências e os transtornos globais do desenvolvimento e conhecer estratégias educacionais inclusivas. Os encontros não exigem inscrição prévia e ocorrem de maneira presencial na FE, com exceção do dia 16, no período noturno, que será realizado via google meet.
O workshop é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores, especialistas de diversas áreas do conhecimento e ativistas que se propuseram a fazer uma série de diálogos com os alunos da Universidade sobre educação inclusiva. Além dos grupos mencionados, a programação conta com pais, pessoas com deficiência e ativistas da causa para debater os temas e tirar dúvidas dos participantes.
A proposta partiu da identificação dessa demanda em uma disciplina do curso de pedagogia, intitulada Práticas Escolas e Discursos Psicológicos: Perspectivas Críticas. “O debate é importante por trazer à Universidade diversas vozes que nem sempre são ouvidas”, conta Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Fonseca, organizadora do evento e professora da FE, onde ministra a disciplina.
“A ideia não é voltar-se a uma única perspectiva, mas pluralizar as visões para que os participantes do evento possam ter contato com diferentes perspectivas. Esse também é o objetivo da disciplina em si, desbravar diferentes teorias para problematizar e construir bases de conhecimento mais plurais e interdisciplinares”, conclui.
Confira a programação:
Dia 16, das 14 às 17 horas – Auditório da FE da USP, Bloco B
Viviane Pinheiro – Abertura
Irene Reis – Complexidades da Ensinagem e a postura do professor: lifelonglearning
Juliana Corullon – Cidade Educadora a partir da perspectiva da inclusão
Rosana Bignami – Inclusão, Soft Skills e acolhimento pedagógico (Workshop)
Dia 16, das 19h30 às 22 horas – On-line via google meet
Cadu Felipetto – Bullying, projeto de vida e inclusão pelo olhar do aluno – EFII
Luciana Felipetto – Aprendizagem escolar e potencialidades em sala de aula: contribuições da neurociência
Dia 23, das 14 às 17 horas, no Auditório da FE da USP, Bloco B
Edinaldo Cruz – Sendo pai de criança autista: relações entre a família, a saúde e a educação
Fabiana Duarte – Convivência na diversidade: estímulo ao autoconhecimento e à autonomia
Thiago Rodrigues e Beatriz Campinho autodefensores do Simbora Gente – As boas histórias que nascem com a diversidade
Dia 23, das 19h30 às 22 horas, na Sala 111 da FE da USP, Bloco B
Mônica Xavier – Acolhimento às mães de crianças com deficiências
Lilian Moreira – Práticas educacionais antirracistas: questões identitárias
Claudia Ayres – Atividades práticas de ciências: estímulos para crianças com autismo