Todo gestor escolar sabe que, durante todo o ano letivo, é sempre importante contar com uma boa estratégia para manter os alunos e, claro, captar novos estudantes. Em vista disso, trabalhar com uma campanha de matrícula eficiente é essencial para ter sucesso nessa meta. Para facilitar, vale montar um passo a passo do que é preciso considerar na hora de planejar essa campanha.
Thiago Faria, fundador do Escola Cheia (@escolacheia), plataforma digital que ajuda escolas a estruturarem seu planejamento comercial, sabe bem disso. Para ele, a execução de um bom plano é formada por três pilares: fazer certo, na hora certa e no volume necessário.
“Faço a ressalva que, para isso, é necessário ter uma certa dose de autoconhecimento para acertar a mão no planejamento – que é quem vai decifrar o volume de esforço que sua escola vai precisar para obter os resultados”, diz.
Além disso, Faria sugere mais 6 dicas de ouro para o sucesso na campanha de matrícula. Confira:
Dê olho nas finanças
Analisar os resultados e planejamento financeiro dos anos anteriores é uma boa dica para decidir os valores das matrículas e mensalidades. Elaborar promoções para os novos alunos e condições especiais para as rematrículas é uma saída para manter a captação e fidelização dos alunos.
Além disso, a divulgação é essencial. Portanto, Faria sugere fazer um orçamento de quanto a instituição irá gastar com publicidade durante o período. Afinal, comunicação ainda é a alma do negócio!
Atenção aos números de vagas
Fazer um balanço do número de vagas irá poupar tempo dos pais e funcionários na hora de renovar o contrato ou iniciar um novo. Não é indicado anunciar uma quantidade de vagas que não corresponda com a realidade. Considere o máximo e mínimo nas turmas, números de alunos em cada sala e se há possibilidade de abrir outra turma.
O cronograma faz a diferença na campanha de matrícula
Uma instituição bem preparada precisa definir um cronograma. Desde o início dos primeiros passos nas escolas, reuniões de atualizações do andamento, períodos ativos, orçamentos e, então, a divulgação da campanha de matrícula.
Para ajudá-lo na organização dessas ações ao longo do tempo baixe o Calendário para Campanha de Matrícula. Acesse aqui.
Faça um formulário de matrículas
Durante o período da campanha de matrícula, utilizar um formulário é uma forma prática e eficiente de contatar os alunos interessados. Ah, e não deixe isso para o final! Em muitos casos, a ferramenta acaba sendo esquecida, podendo gerar sobrecarga na linha telefônica ou site da instituição. No formulário, deixe claro informações da vaga e da escola.
Verifique os documentos necessários
Evite pendências futuras e verifique os documentos necessários para a inscrição na vaga. Não se esqueça de distinguir os documentos que precisam para novos alunos e rematrículas. Se precisar, faça uma lista com o que não pode faltar durante a fase da matrícula.
Deixe a equipe preparada
Prepare os funcionários para atender com qualidade e evitar exaustão na carga de trabalho. Instrua-os de maneira clara e objetiva. Certifique-se de que os colaboradores entenderam o foco da campanha.
Que tal separar o time para a campanha de matrícula? Designar uma função para cada colaborador é uma opção para não sobrecarregar e deixar com que o foco naquele objetivo se conclua com sucesso.
Escolas Exponenciais recomenda
Quer se aprofundar mais sobre este assunto? Então, confira esse artigo “Como se preparar para época de matrícula escolar e evitar a evasão?” e aproveite para baixar esse e-book gratuito “Fidelização e captação de alunos: perspectivas e ações práticas para escolas”.