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Todo gestor escolar sabe que, durante todo o ano letivo, é sempre importante contar com uma boa estratégia para manter os alunos e, claro, captar novos estudantes. Em vista disso, trabalhar com uma campanha de matrícula eficiente é essencial para ter sucesso nessa meta. Para facilitar, vale montar um passo a passo do que é preciso considerar na hora de planejar essa campanha.

Thiago Faria, fundador do Escola Cheia (@escolacheia), plataforma digital que ajuda escolas a estruturarem seu planejamento comercial, sabe bem disso. Para ele, a execução de um bom plano é formada por três pilares: fazer certo, na hora certa e no volume necessário.

“Faço a ressalva que, para isso, é necessário ter uma certa dose de autoconhecimento para acertar a mão no planejamento – que é quem vai decifrar o volume de esforço que sua escola vai precisar para obter os resultados”, diz. 

Além disso, Faria sugere mais 6 dicas de ouro para o sucesso na campanha de matrícula. Confira:

 

Dê olho nas finanças 

Analisar os resultados e planejamento financeiro dos anos anteriores é uma boa dica para decidir os valores das matrículas e mensalidades. Elaborar promoções para os novos alunos e condições especiais para as rematrículas é uma saída para manter a captação e fidelização dos alunos. 

Além disso, a divulgação é essencial. Portanto, Faria sugere fazer um orçamento de quanto a instituição irá gastar com publicidade durante o período. Afinal, comunicação ainda é a alma do negócio!

 

Atenção aos números de vagas 

Fazer um balanço do número de vagas irá poupar tempo dos pais e funcionários na hora de renovar o contrato ou iniciar um novo. Não é indicado anunciar uma quantidade de vagas que não corresponda com a realidade. Considere o máximo e mínimo nas turmas, números de alunos em cada sala e se há possibilidade de abrir outra turma.  

 

O cronograma faz a diferença na campanha de matrícula

Uma instituição bem preparada precisa definir um cronograma. Desde o início dos primeiros passos nas escolas, reuniões de atualizações do andamento, períodos ativos, orçamentos e, então, a divulgação da campanha de matrícula. 

Para ajudá-lo na organização dessas ações ao longo do tempo baixe o Calendário para Campanha de Matrícula. Acesse aqui.

 

Faça um formulário de matrículas 

Durante o período da campanha de matrícula, utilizar um formulário é uma forma prática e eficiente de contatar os alunos interessados. Ah, e não deixe isso para o final! Em muitos casos, a ferramenta acaba sendo esquecida, podendo gerar sobrecarga na linha telefônica ou site da instituição. No formulário, deixe claro informações da vaga e da escola. 

 

Verifique os documentos necessários 

Evite pendências futuras e verifique os documentos necessários para a inscrição na vaga. Não se esqueça de distinguir os documentos que precisam para novos alunos e rematrículas. Se precisar, faça uma lista com o que não pode faltar durante a fase da matrícula. 

 

Deixe a equipe preparada 

Prepare os funcionários para atender com qualidade e evitar exaustão na carga de trabalho. Instrua-os de maneira clara e objetiva. Certifique-se de que os colaboradores entenderam o foco da campanha. 

Que tal separar o time para a campanha de matrícula? Designar uma função para cada colaborador é uma opção para não sobrecarregar e deixar com que o foco naquele objetivo se conclua com sucesso. 

 

Escolas Exponenciais recomenda

Quer se aprofundar mais sobre este assunto? Então, confira esse artigo “Como se preparar para época de matrícula escolar e evitar a evasão?e aproveite para baixar esse e-book gratuito “Fidelização e captação de alunos: perspectivas e ações práticas para escolas”.

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