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O sucesso de qualquer projeto depende do talento, do empenho e da colaboração dos indivíduos envolvidos na empreitada. Porém, administrar a complexidade humana e a diversidade de um grupo traz consigo uma gama enorme de desafios, que precisam ser solucionados para garantir o bom andamento do projeto ou instituição. Por isso, a gestão de pessoas é estratégica e deve ocupar uma posição de destaque em qualquer organização.

 


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O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é a administração do capital humano. Cabe a essa área encontrar os talentos certos para a empresa, trabalhar para que suas capacidades sejam desenvolvidas e suas necessidades sejam atendidas, prezar pela harmonia entre todas as partes e manter os colaboradores motivados e engajados para formar uma equipe de alta performance. Também faz parte da gestão de pessoas a preservação da cultura organizacional, observando que toda a equipe compartilhe os valores importantes para o empreendimento.

No âmbito educacional, a gestão de pessoas é de extrema importância e o valor desse trabalho vem ganhando cada vez mais destaque. Nas escolas, o ambiente é marcado por uma grande variedade de perfis, com grupos formados por profissionais com habilidades e formações muito distintas. Conduzir esse grupo heterogêneo exige jogo de cintura. Além disso, em uma escola é fundamental que os professores estejam intimamente conectados aos valores defendidos pela instituição e que levem essa cultura para a sala de aula no dia a dia.

 

Cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores que regem uma instituição e formam a sua identidade. São crenças e regras que regem o trabalho de uma organização, que dão o norte para a tomada de decisões e estabelecem a relação com os colaboradores, entre os funcionários e com os estudantes e seus pais.

 

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Para identificar a cultura da organização, é necessário conhecer os valores que conduzem suas ações, sua missão e as mensagens que se quer passar adiante. Deve-se olhar para seus líderes e entender o que eles levam em conta na hora de agir e de tomar decisões, e ainda observar como é estruturada sua hierarquia e de que forma se dá a relação entre gestores e subordinados.

Para Matheus Fonseca, Employer Branding Analyst no grupo Movile, ter uma cultura bem definida é fundamental para formar um bom time. “O primeiro filtro para garantir que se traga as pessoas certas para a empresa é ter uma cultura muito forte, bem desenhada, e que seja real e aplicada”, afirma Fonseca. Ou seja, encontrar pessoas que compartilhem os mesmos valores é essencial para reter talentos e diminuir a rotatividade.

 

Como formar uma equipe de alta performance na escola?

Ter uma cultura clara e uma gestão estratégica de pessoas são, portanto, fundamentais para formar uma equipe de alta performance em uma escola, indo além de apenas um bom grupo de profissionais.

No entanto, fora a adesão à cultura organizacional, para que um time atinja sua melhor performance é preciso equalizar dois fatores. Primeiramente, cada indivíduo deve explorar ao máximo suas capacidades e seus talentos pessoais e se manter em constante desenvolvimento. O passo seguinte é engajar todos em torno do grupo e fazer com que a equipe trabalhe de forma verdadeiramente colaborativa, complementando-se e avançando juntos em busca dos melhores resultados.

Na escola Avenues São Paulo, por exemplo, o departamento de gestão de pessoas valoriza a apresentação de novas ideias para construir uma equipe de alta performance. “Abrimos espaço para ouvir e somos receptivos, para que a pessoa se sinta confortável de trazer e desenvolver ideias”, conta Juliana Sales, Diretora de Talentos e Cultura da instituição. 

 

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Outra proposta da escola é a manutenção de canais para colaboração. “Qualquer pessoa que tenha uma ideia pode recrutar um time de até cinco colegas para desenvolver aquele pensamento. O grupo tem um prazo para montar uma proposta de trabalho, que pode então virar um projeto e ser implementado”, conta.

 

Gestão de pessoas na admissão

Para montar essa equipe, o trabalho da gestão de pessoas na contratação de talentos deve ser apurado. Na Avenues, Juliana conta que o processo de seleção dura um mínimo de 10 horas, durante as quais o candidato é entrevistado por diferentes pessoas e com roteiros variados, para garantir que a escolha seja a mais bem informada possível e a contratação seja feita com convicção. “Não é infalível, mas um tempo maior dedicado ao processo seletivo diminui o risco de uma contratação errada”.

Para testar a adequação à cultura da empresa, ela acredita em buscar no histórico do profissional fatos concretos. “Na entrevista, nós pedimos exemplos, para ver como a pessoa se comportou em determinadas situações. Falamos sobre situações reais para entender como a pessoa age, reage, lida em determinadas circunstâncias”.

 

Motivação

Outro pilar da gestão estratégica de pessoas é alimentar a motivação e manter o funcionário engajado. Uma das táticas da Movile é colocar ferramentas de desenvolvimento pessoal à disposição dos colaboradores. “Incentivamos as pessoas a buscarem sua evolução. Abrimos espaços para que elas procurem cursos, usem nosso e-learning e peçam mentoria dentro de casa”, explica Matheus Fonseca.

 

Avaliação da performance da equipe

O trabalho de gestão estratégica de pessoas é constante e, mesmo quando tudo parece em harmonia e os resultados estão sendo alcançados, o departamento deve realizar avaliações regulares. 

Seja por métodos de autoavaliação, avaliação de equipes, pela visão do líder ou uma combinação de diferentes práticas, a equipe de gestão precisa medir performances, detectando problemas e insatisfações. Com isso, consegue avaliar se cada funcionário está onde deveria e como pode ser apoiado para se desenvolver ainda mais.

Nesse novo cenário profissional, em um mundo em constante transformação e altamente competitivo, as organizações buscam colaboradores que ofereçam mais do que conhecimentos técnicos. Por esse motivo, a gestão de pessoas deve se aperfeiçoar. É por meio da gestão estratégica que as escolas do futuro serão capazes de atrair e reter os profissionais mais capacitados e entregar aos alunos uma educação de qualidade.

Para entender melhor sobre o assunto, confira nosso artigo sobre como resolver os desafios da gestão no ambiente escolar.