Views: 2838

Written by:

Quem são os responsáveis pelo crescimento da sua escola?

Tradicionalmente, o crescimento de uma escola sempre foi tratado como responsabilidade das áreas comerciais e de marketing das instituições de ensino. Afinal, geralmente são elas que apresentam e propagam os diferenciais do colégio e que estão à frente na hora de “prometer” um produto final que atenda às expectativas dos potenciais clientes.

No entanto, hoje, mais do que nunca, os pais têm se encantado com instituições que são capazes de cumprir realmente com aquilo com o qual se comprometeram no momento da assinatura do contrato. E isso só acontece quando todas as áreas de gestão da escola trabalham de forma integrada.

Para crescer com sustentabilidade, as escolas precisam vencer o desafio de não fragmentar suas ações. Na prática, um colégio que se “vende” como visionário, por exemplo, precisa ter um trabalho nas áreas pedagógica, financeira e administrativas de forma geral, que se reforcem mutuamente e que estejam alinhados e coerentes com esse conceito. Do contrário, corre o risco de não entregar o serviço que prometeu no momento da venda e assim, não conseguir manter seu crescimento de forma saudável. Em outras palavras, de nada adianta uma promessa de uma escola moderna, onde a equipe e os processos são ultrapassados.

Dessa forma, é preciso despertar em toda equipe uma reflexão sobre qual o papel de cada um no crescimento da escola. A ponto que eles entendam que todos são responsáveis por esse crescimento, inclusive os professores ou inspetores ( E sabemos que mostrar isso a eles, que não estão diretamente ligados à gestão, é um tremendo desafio).
“Foi justamente pensando nisso que criamos o ‘ClassUP – Escolas Exponenciais’: para ser um evento onde toda equipe de gestores possa participar e, assim, construir uma visão integrada sobre o crescimento da escola”, argumenta Vahid Sherafat, organizador do evento e CEO da startup de educação que mais cresce no Brasil.

 

Storytelling

A equipe pedagógica e administrativa tem uma posição única de entregar o que foi prometido na matrícula, além de testemunhar histórias e casos que trazem para realidade propostas conceituais como os valores da escola. Desta forma, o Storytelling é algo que pode tangibilizar o posicionamento de marketing escolar. Porém, para que isso aconteça, é preciso uma equipe treinada para observar, registrar e divulgar esses momentos regularmente.

O Storytelling será um dos temas abordados no ClassUP visando instigar os gestores escolares e coordenadores a melhorarem a comunicação da proposta de valor da escola aos pais e alunos. O tema será apresentado pela cineasta inglesa, May Tarhezadeh, diretora do filme “Uma Escolha”. Premiado em 12 festivais internacionais, o curta-metragem conta uma história de luta, sacrifício e superação, dentro de uma escola Malawi, na África. O vídeo pode ser visto no site: http://www.videocamp.com/pt/movies/mercy-s-blessing .

 

Mercy's Blessing Vídeo

Evento Inédito

O ClassUP é o maior congresso sobre crescimento escolar do país e quer instigar os gestores escolares a quebrarem paradigmas inspirados no mundo das startups. A edição de 2018 será dia 19 de abril, à partir das 8h, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento reunirá cerca de 500 gestores e terá 10 horas de programação.
Serão quatro trilhas paralelas, apresentadas em diferentes formatos, além de um almoço temático e de um encerramento com uma palestrante internacional. Os temas serão abordados através de dinâmicas, cases, workshops, painéis e palestras, que vão desafiar a forma como a escola faz sua gestão financeira e de marketing e também na forma como se relaciona com pais e alunos. Ao total serão 15 palestras, quatro workshops e uma feira de negócios, espalhadas por cinco auditórios.

O evento é voltado para Mantenedores, Diretores e Gestores Administrativos, de Marketing, Financeiro e Pedagógico, que serão instigados, em todas as atividades do evento, a pensarem de uma forma ampla, integrada e inovadora sobre o crescimento da escola.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *