8 min de leitura

A leitura é uma ponte poderosa para o conhecimento, a empatia e o desenvolvimento pessoal. Por meio de universos ricos e diversos, os livros ajudam na formação de valores, na construção da identidade, estímulo à criatividade, pensamento crítico e concentração — habilidades essenciais em todas as fases da vida.

Neste Dia da Literatura Brasileira, celebrado em 1º de maio, convidamos professores, educadores e famílias a redescobrirem o poder da literatura nacional na formação de leitores críticos e sensíveis.

Aproveite essa data especial para apresentar aos alunos histórias que encantam, instigam e inspiram — leituras que revelam a força e a beleza da produção literária brasileira. Confira a seguir 10 livros de autores nacionais diferentes e que merecem um lugar de destaque nas salas de aula.

Educação Infantil (0 a 5 anos) 

Amoras (2018)

Autor: Emicida

Ilustração: Aldo Fabrini

Editora: Companhia das Letrinhas

Sinopse: A história nos apresenta os pensamentos de uma garotinha negra, descrita como “com olhos de jabuticaba e cabelos de nuvens”, semelhante a uma amora que, quanto mais escura, mais doce é. Através da rica história e cultura de matriz africana, a menina percebe que sua singularidade é o que a torna especial.

Mágica! Nina e Ludovico (2020)

Autor: Aline Abreu

Ilustração: Aline Abreu

Editora: Jujuba Editora

Sinopse: Nina e Ludovico adoram brincar juntos. E a brincadeira favorita é mágica! A cada virar de páginas Ludovico vira um bicho diferente. Até que… ah, esse é o final da história e você precisa ler pra descobrir!

O livro possui capa dura, borda arredondada e abas para aguçar a curiosidade dos pequenos leitores.

Lá e Aqui (2015)

Autor: Carolina Moreyra

Ilustração: Odilon Moraes

Editora: Pequena Zahar

Sinopse: “Era uma vez uma casa, a minha casa. Ela tinha um lago cheio de peixes, sapos no jardim, muitas flores coloridas, um pai e uma mãe. Mas, um dia, nossa casa virou duas”.

A escritora Carolina Moreyra aborda com rara delicadeza um assunto difícil: a separação dos pais. Com o traço simples e característico de Odilon Moraes – ilustrador premiado que vem desenhando a mais fina literatura infantojuvenil – imagem e texto se unem em Lá e Aqui para contar que a separação, aos olhos de uma criança, pode ser vivida de uma maneira positiva, sem no entanto menosprezar o sofrimento inicial.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos)

Ninguém é Igual a Ninguém (2020)

Ninguém é Igual a Ninguém (2020)

Autoras: Regina Rennó e Regina Otero

Ilustração: Regina Rennó

Editora: Editora do Brasil

Sinopse: Vivemos em um mundo vasto e colorido, repleto de elementos diversos em perfeita interação. Por isso, é tão importante respeitar uma simples verdade: somos todos diferentes. Escrito pelas autoras Regina Rennó e Regina Otero, em edição revisada e atualizada, esse livro propõe ao leitor explorar aquilo que nos torna diferentes, sempre respeitando essa incrível e bela diversidade.

Com atividades complementares, o livro faz parte da Série Ludo Ludens, e é um excelente incentivo para repensar nosso papel no mundo e nossas responsabilidades com o outro.

Bisa Bia, Bisa Bel (2007)

Autora: Ana Maria Machado

Ilustração: Mariana Newlands

Editora: Salamandra

Sinopse: Bel é cheia de imaginação e questões. A partir de um velho retrato, ela desenvolve um relacionamento imaginário com a bisavó e, a seguir, com sua futura bisneta. O diálogo de Bel com o passado e o futuro é uma mistura encantadora do real com a fantasia, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade.

O Caso da Borboleta Atíria (2019)

Autora: Lúcia Machado de Almeida

Editora: Ática

Sinopse: A singela e delicada borboleta Atíria se envolve em uma arriscada aventura para desvendar o mistério por trás dos crimes que tiraram a vida de Helicônia e Vanessa Atalanta, amigas do Príncipe Grilo. Ao ajudar Papílio, a corajosa borboleta enfrenta grandes perigos, como o encontro com Esqueleto-Vivo na Gruta dos Horrores, para descobrir o paradeiro do assassino que assombra a rotina dos insetos na floresta. Em clima de fábula e conto de fadas, a história faz uma analogia crítica entre o reino animal e a sociedade humana. 

Anos Finais do Ensino Fundamental (11 a 14 anos)

A Menina do Dia (2019)

Autora: Renata Bortoleto

Ilustração: Lais Oliveira

Editora: Estrela Cultural

Sinopse: Íris é uma adolescente que não consegue dormir: sua luta diária contra a insônia parece não ter fim. Até que, no meio de uma noite, surge em sua casa um estranho visitante ― um ancião sem rosto chamado Bonsenhor. Não é nem sonho, nem pesadelo. Aquilo é muito real! Juntos, eles embarcarão em uma viagem cheia de surpresas e emboscadas, percorrendo o mundo de inquietações da jovem Íris.

Muitos personagens participam dessa jornada, fazendo aflorar ainda mais suas dúvidas sobre a lógica do mundo e suas mais profundas emoções. Íris certamente tem muito do que existe dentro de você. Então, prepare-se para vivenciar uma aventura interior e, quem sabe, cruzar um portal que poderá mudar sua vida para sempre!

O Rapaz que Não Era de Liverpool (2015)

Autor: Caio Riter

Editora: Edições SM

Sinopse: Marcelo, 15 anos, aparentemente não tem problemas: os pais são legais, os irmãos se gostam e a namorada é linda. Como ele mesmo diz, vive uma vida de “comercial de margarina”. Esse mundo perfeito, porém, sofre sério abalo: em uma aula de Biologia, o garoto conclui que foi adotado. Seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Entre trechos de canções dos Beatles, ele vai descobrir como lidar com seus afetos.

Sementes de Mamona (2023)

Autor: Aline Abreu

Ilustração: Aline Abreu

Editora: FTD Educação

Sinopse: O complexo turbilhão de contradições e angústias que habitam os pensamentos de uma jovem de catorze anos é traduzido de forma perspicaz pela autora para uma literatura original e de alta qualidade.

A história começa exatamente 24 horas após a protagonista Malu dar seu primeiro beijo, colocar as malas no carro e se mudar com os pais para outro estado. Contrariada, ela deixa para trás as amizades de infância e o irmão mais velho, que, por cursar o último ano da escola, ganhou o direito de ficar com a avó. Mas pela frente a esperam amizades promissoras, uma escola nova, uma rotina diferente e um novo amor.

Eugênio (2024)

Autor: Everson Bertucci

Ilustração: Juão Vaz

Editora: Editora Peirópolis

Sinopse: Quem teria a coragem de ir até o misterioso alto do Mirante da Serra? Naquele lugar, dizia-se, morava um bruxo, que levava uma vida totalmente isolada, até o dia em que a pipa de Olívia voou até lá e acabou caindo bem em cima do telhado da casa rosa onde morava o enigmático Eugênio. E agora? Ficar sem o seu brinquedo é que ela não poderia! Não havia outro jeito senão enfrentar o que todos imaginavam ser um grande perigo.

Aliando muito bem o texto e as ilustrações, em um afinado casamento entre as duas linguagens, Eugênio surpreenderá os leitores com os caminhos de uma delicada narrativa, que acaba por se tornar uma ode à força que as palavras e a literatura podem ter em nossas vidas.

Você também pode gostar disso:

Estratégias Eficazes para Incentivar o Hábito da Leitura entre os Alunos. Clique aqui para ler o texto completo.