Cuidado e atenção com os filhos é o que as famílias mais valorizam nas escolas
O cuidado e a atenção pessoal com os filhos é o que as famílias mais valorizam nas escolas. Para 28% dos pais de alunos, esse é o principal motivo que os levam a permanecer na instituição de ensino.
A estimativa faz parte da pesquisa gratuita “Certificação Escolas Exponenciais”, realizada entre abril e junho deste ano. Participaram da iniciativa 764 escolas particulares, de 25 estados e 276 municípios brasileiros. O número de pais que responderam às perguntas representa 150 mil alunos.
De acordo com o estudo, a qualidade na formação acadêmica dos estudantes é o segundo ponto que as famílias mais valorizam nas escolas, atingindo a marca de 24%. A pesquisa mostra ainda que 79% dos pais não pensam em trocar seus filhos de escola em 2022.
Objetivo da Certificação Escolas Exponenciais
– Medir o grau de satisfação das famílias na escola
– Traçar o cenário vivido pelas instituições de educação básica, seus desafios e oportunidades
– Reconhecer as escolas que têm feito um bom trabalho
– Certificar, com Selo de Qualidade e Excelência
Confira em números o que as famílias mais valorizam nas escolas e os principais motivos para permanecer na instituição de ensino
28%: Cuidado e atenção pessoal com os filhos.
24%: Qualidade na formação acadêmica dos alunos.
22%: Localização próxima à casa ou trabalho dos pais.
20%: Qualificação da equipe pedagógica.
19%: Relacionamento próximo e participativo com pais e alunos.
Saiba o que as famílias mais valorizam nas escolas
A administradora de empresas Aizita Stênico Miller, 42 anos, é mãe de duas crianças, uma menina de 5 anos, da educação infantil, e de um garoto de 10 anos, do ensino fundamental.
Ela conta que a família valoriza a escola que permite um ambiente onde a criança se sinta acolhida, respeitada, desafiada e feliz.
“Onde ela tenha segurança e referência nas pessoas com quem convive no dia a dia. Uma escola que prepara a criança para os conteúdos específicos de cada fase”, afirma.
Em relação a metodologia, seja para o ensino infantil ou para o fundamental, Aizita ressalta que ela e o marido são atentos às determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a maneira como esse conteúdo é apresentado para as crianças.
“Observamos que quando esse currículo é abordado em forma de projetos, as crianças se envolvem mais e desenvolvem outras áreas além do próprio conteúdo”, destaca.
A empresária Tatiana Castro, 41 anos, que é mãe de um adolescente de 12 anos, do fundamental 2, e de uma menina de 5 anos, do ensino infantil, conta o que mais espera de uma instituição de ensino.
“Na educação infantil, eu espero da escola que o ensino seja lúdico e divertido. O que me atrai é saber que é tudo no tempo da criança. Espero de uma escola que ela respeite o desenvolvimento do aluno.”
E o que os alunos valorizam nas escolas?
Para Hillary Castilho Peres, 17 anos, aluna do Ensino Médio, a escola deve ir além de zelar pelo bom conteúdo e assegurar o aprendizado. “Valorizo muito a escola que prioriza o bom convívio social do aluno, fornecendo acolhimento e que busca inserir esse aluno no contexto escolar. Acredito que o bom convívio e o acolhimento favorecem a aprendizagem”, pontua.
Quem compartilha da opinião é a também estudante do ensino médio Dara Polisel Andronovici, 15 anos. “O que eu espero de uma escola é que o ambiente seja mais harmonioso. Valorizo quando os professores pedem nossa opinião para que as aulas sejam melhores para nós e para eles.”
Agora que você já sabe o que as famílias valorizam na escola, descubra também como aproveitar essas informações para ter mais sucesso na campanha de matrícula. Clique aqui e acesse nosso infográfico exclusivo