Todos os dados que serão apresentados foram coletados nas pesquisas de intenção de rematrículas, realizadas pelos líderes de 410 escolas particulares clientes da Rabbit.
Após o retorno das férias de julho, dependendo do nível de satisfação, as famílias começam a pensar na permanência ou não dos seus filhos nas escolas. Neste momento, elas estarão com a imagem seletiva* sensível a tudo que diz respeito a estabelecimentos de ensino.
Portanto, a instituição deve lançar a campanha de rematrículas em agosto ou setembro para fazer com que as famílias de seus alunos não tenham foco em mudanças, desfazendo-se da ideia de transferi-los de escola e ficando com a sensação de missão cumprida o mais rápido possível.
Antecipação da rematrícula – A Rabbit considera as estratégias de encurtamento do período das rematrículas um caso de sucesso, comprovado pelo acompanhamento de centenas de escolas na última década e meia.
O princípio básico é fazer com que as famílias sejam menos influenciadas por outras pessoas, pelas mídias e pela concorrência. Quanto maior é a crise, mais difícil é convencer os clientes inseguros a antecipar as rematrículas. A Explora, empresa de pesquisas do grupo Rabbit, trata como meta de segurança a marca de 75% de alunos rematriculados até 31 de outubro.
* Imagem seletiva é o foco da pessoa para uma determinada zona de interesse.
Mais de 70% das escolas pesquisadas lançarão as rematrículas em agosto e setembro. Para alcançar os resultados esperados, é imprescindível utilizar as estratégias de face to face. O software SIG irá auxiliar na gestão dos processos. Os dados das análises de desempenho demonstram que, na maioria das vezes, os índices de antecipação, retenção e inadimplência estão intrinsecamente ligados. |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
|
Centro-Oeste |
25,0% |
50,0% |
20,0% |
5,0% |
|
Nordeste |
5,0% |
30,0% |
60,0% |
5,0% |
|
Norte |
10,0% |
55,0% |
35,0% |
0,0% |
|
Sudeste |
30,0% |
60,0% |
5,0% |
5,0% |
|
Sul |
35,0% |
60,0% |
5,0% |
0,0% |
Parcelamento da 1ª parcela da anuidade
80% das escolas pesquisadas irão dividir a primeira parcela em 3 vezes ou mais. Sugiro oferecer duas opções para os clientes: pagamento da anuidade à vista ou dividida em 13 parcelas, sendo a primeira dividida em algumas vezes. Quanto mais extenso for o parcelamento, menos impacto acarretará no orçamento familiar. Não deixe a última parcela para dezembro, nesta época os pais terão muitos gastos extras. |
Não cobra a rematrícula |
5,0% |
À vista |
7,0% |
|
1 vez – 30 dias |
3,0% |
|
2 vezes |
5,0% |
|
3 vezes |
45,0% |
|
4 vezes |
25,0% |
|
5 vezes |
10,0% |
Percentual de desconto no parcelamento
Qualquer que seja a promoção, nunca crie uma escala de premiações. Se o parcelamento é para o pagamento em cinco vezes a partir de agosto, não dê a opção para pagamento em quatro vezes no mês de setembro, três vezes em outubro e assim por diante. Desta forma, minimizaremos a penalidade da família que não efetivar a rematrícula na data estipulada. Muitas escolas cobram na matrícula um valor menor que nas demais mensalidades, cometendo o erro de dar o desconto e não avisar ao cliente. |
30% de desconto |
27% |
20% de desconto |
18% |
|
50% de desconto |
12% |
|
Sem desconto |
10% |
|
10% de desconto |
10% |
|
25% de desconto |
8% |
|
5% de desconto |
7% |
|
15% de desconto |
6% |
|
10% de desconto |
2% |
Forma de envio da rematrícula – Mesmo com a aceleração dos processos online depois da pandemia, mais de 30% das escolas e clientes ainda preferem a rematrícula impressa.
Mantenedores |
Famílias |
|
Impressa |
33% |
32% |
Online |
60% |
68% |
Automática* |
6% |
|
Outros |
3% |
Boas rematrículas
Coluna por
Christian Rocha Coelho
Especialista em gestão, comunicação, marketing e andragogia com 25 anos de experiência no mercado educacional – CEO do Grupo Rabbit e Presidente da Rabbit Partnership, a maior consultoria educacional da América Latina. Autor do livro “Como fazer a sua Escola Crescer” e co-autor do livro “O Efeito COVID-19 e a transformação da Comunidade Escolar”.