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Todos os dados que serão apresentados foram coletados nas pesquisas de intenção de rematrículas, realizadas pelos líderes de 410 escolas particulares clientes da Rabbit. 

Após o retorno das férias de julho, dependendo do nível de satisfação, as famílias começam a pensar na permanência ou não dos seus filhos nas escolas. Neste momento, elas estarão com a imagem seletiva* sensível a tudo que diz respeito a estabelecimentos de ensino.

Portanto, a instituição deve lançar a campanha de rematrículas em agosto ou setembro para fazer com que as famílias de seus alunos não tenham foco em mudanças, desfazendo-se da ideia de transferi-los de escola e ficando com a sensação de missão cumprida o mais rápido possível.

Antecipação da rematrícula – A Rabbit considera as estratégias de encurtamento do período das rematrículas um caso de sucesso, comprovado pelo acompanhamento de centenas de escolas na última década e meia.

O princípio básico é fazer com que as famílias sejam menos influenciadas por outras pessoas, pelas mídias e pela concorrência. Quanto maior é a crise, mais difícil é convencer os clientes inseguros a antecipar as rematrículas. A Explora, empresa de pesquisas do grupo Rabbit, trata como meta de segurança a marca de 75% de alunos rematriculados até 31 de outubro. 

* Imagem seletiva é o foco da pessoa para uma determinada zona de interesse. 

 

Mais de 70% das escolas pesquisadas lançarão as rematrículas em agosto e setembro.

Para alcançar os resultados esperados, é imprescindível utilizar as estratégias de face to face. O software SIG irá auxiliar na gestão dos processos. 

Os dados das análises de desempenho demonstram que, na maioria das vezes, os índices de antecipação, retenção e inadimplência estão intrinsecamente ligados. 

 

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Centro-Oeste

25,0%

50,0%

20,0%

5,0%

Nordeste

5,0%

30,0%

60,0%

5,0%

Norte

10,0%

55,0%

35,0%

0,0%

Sudeste

30,0%

60,0%

5,0%

5,0%

Sul

35,0%

60,0%

5,0%

0,0%

 

Parcelamento da 1ª parcela da anuidade 

 

80% das escolas pesquisadas irão dividir a primeira parcela em 3 vezes ou mais.

Sugiro oferecer duas opções para os clientes: pagamento da anuidade à vista ou dividida em 13 parcelas, sendo a primeira dividida em algumas vezes.

Quanto mais extenso for o parcelamento, menos impacto acarretará no orçamento familiar. Não deixe a última parcela para dezembro, nesta época os pais terão muitos gastos extras.

Não cobra a rematrícula

5,0%

À vista

7,0%

1 vez – 30 dias

3,0%

2 vezes

5,0%

3 vezes

45,0%

4 vezes

25,0%

5 vezes

10,0%

 

Percentual de desconto no parcelamento

 

Qualquer que seja a promoção, nunca crie uma escala de premiações. Se o parcelamento é para o pagamento em cinco vezes a partir de agosto, não dê a opção para pagamento em quatro vezes no mês de setembro, três vezes em outubro e assim por diante. Desta forma, minimizaremos a penalidade da família que não efetivar a rematrícula na data estipulada.

Muitas escolas cobram na matrícula um valor menor que nas demais mensalidades, cometendo o erro de dar o desconto e não avisar ao cliente. 

30% de desconto 

27%

20% de desconto 

18%

50% de desconto 

12%

Sem desconto 

10%

10% de desconto 

10%

25% de desconto 

8%

5% de desconto 

7%

15% de desconto 

6%

10% de desconto 

2%

 

Forma de envio da rematrícula – Mesmo com a aceleração dos processos online depois da pandemia, mais de 30% das escolas e clientes ainda preferem a rematrícula impressa.

 

 

Mantenedores

Famílias

Impressa

33%

32%

Online

60%

68%

Automática*

6%

 

Outros

3%

 

 

Boas rematrículas

 

Colunista Christian Coelho
Coluna por

Christian Rocha Coelho

Especialista em gestão, comunicação, marketing e andragogia com 25 anos de experiência no mercado educacional – CEO do Grupo Rabbit e Presidente da Rabbit Partnership, a maior consultoria educacional da América Latina. Autor do livro “Como fazer a sua Escola Crescer” e co-autor do livro “O Efeito COVID-19 e a transformação da Comunidade Escolar”.