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A campanha de matrícula e a de rematrícula tem desafios diferentes e ambas exigem cuidados específicos para garantir a captação e retenção de alunos.

Afinal, a escolha da instituição em que uma criança ou adolescente irá se desenvolver, socializar e aprender não é algo fácil e rápido. Antes de bater o martelo, pais e responsáveis buscam elementos de confiança não só na estrutura da escola, como também nos profissionais que atuam ali.

Mas isso também vale também para os casos de rematrícula. O fato da família já conhecer o espaço e o funcionamento da escola não é sinônimo de dúvidas sanadas. Por isso, o papel da direção é fornecer esse acolhimento desde o ponto de vista da logística até os acordos financeiros. 

 

Campanha de matrícula e rematrícula: fique atento aos horários da família 

Horário restritivos, como durante a semana, das 8h às 18h, afastam os responsáveis, principalmente os que não conhecem a escola. Para evitar esse problema, o aconselhável é aplicar uma pesquisa para entender quais são os períodos com mais adesão. Dessa forma, é possível dividir a equipe sem sobrecarregar os funcionários e causar atrasos para os pais.

A professora e especialista em desenvolvimento em educação, Lou Cocozza, aconselha oferecer um atrativo para divulgar os horários excepcionais.

“Nos finais de semana, se possível, disponibilize algum tipo de voucher de consumo por meio de empresas parceiras, como restaurantes”, afirma. 

 

Internet é aliada

Expandir as opções de matrícula e rematrícula é essencial, segundo a especialista. A pandemia nos obrigou a trazer saídas além do presencial. Com isso, pessoas que não se sentiam tão seguras em fazer um processo por via digital agora já podem estar mais abertas à facilidade. 

 

Equipe alinhada na campanha de matrícula e rematrícula

Saber o nome das crianças ou dos adolescentes, a série e possíveis particularidades são detalhes que mostram a proximidade dos funcionários com os alunos. Os profissionais que forem atuar na rematrícula precisam estar com esses dados absorvidos para facilitar o contato com os pais. 

Além disso, a escola deve passar todas as informações aos profissionais em um treinamento para evitar desencontros e passar mais confiança aos familiares. A dica da especialista é investir em formatos dinâmicos, como um podcast interno.

 

Condições especiais de pagamento

Uma das principais causas para uma rematrícula não ser feita é a questão financeira. Cabe à escola se antecipar, oferecendo condições especiais para quem realizar o pagamento nos primeiros dias ou em caso de irmãos.

Nessa última situação, Lou Cocozza lembra que formatos, como 10% para um irmão e nada para outro não é aconselhável. “O ideal é encontrar um valor igual para os dois e progressivo em caso de mais de dois”, afirma.

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