Relação escola-família ainda é motivo de preocupação no pós-pandemia
A relação escola-família foi uma uma questão trabalhada com muita atenção e cuidado pelas instituições de ensino durante o período do isolamento social. Entretanto, mesmo no retorno das aulas presenciais no pós-pandemia, esse assunto ainda é motivo de preocupação para as escolas.
Se durante o ensino remoto os educadores precisaram encontrar formas para não perder o vínculo com os responsáveis dos alunos, agora eles sentem a necessidade de oferecer apoio aos pais, que ainda lidam com situações desafiadoras provocadas pela pandemia.
“Na volta da pandemia, as crianças estão com problemas emocionais e de relacionamento, e os pais estão perdidos, não sabem como agir”, afirma Lucília Vaccaro Fernandes, mantenedora do Colégio Vaccaro, localizado na capital paulista.
Com o novo cenário, o colégio está planejando alguma ação para poder auxiliar os pais e fortalecer a relação escola-família.
“Estamos procurando caminhos para que possamos fazer alguma coisa para orientar esses pais”, pontua.
Ainda de acordo com Lucília, a pandemia trouxe alguns prejuízos para o aprendizado dos alunos, sendo que muitos ficaram desacostumados com a rotina escolar.
“Muitas crianças desaprenderam a estudar, houve uma desescolarização. E os pais estão perdidos no meio disso”, ressalta.
Mostrar o papel da escola e a importância da instituição de ensino também passaram a ser questões abordadas com as famílias.
“A escola não é só a questão do ensino, de saber ler e escrever. Vai além. É a questão do comportamento, do relacionamento, da vivência escolar. É saber se relacionar, se posicionar no mundo. Opinar, interpretar, refletir e dar suas opiniões”, pontua.
Programa “Conversa com Escolas”
Foi durante uma visita presencial do Escolas Exponenciais que o Colégio Vaccaro contou sobre os atuais desafios da relação escola-família.
O encontro ocorreu na nesta quinta-feira (26), quando a escola participou do programa “Conversa com Escolas”, uma nova iniciativa que possibilita aos diretores de escola compartilharem os principais desafios que enfrentam no dia a dia e quais carências ainda sentem no setor.
Ao se aproximar das escolas, entendendo as principais demandas das instituições, o projeto pode conectar gestores e mantenedores com iniciativas transformadoras voltadas para o ensino.
As reuniões, que acontecem presencialmente ou on-line, são oferecidas com exclusividade aos associados do Escolas Exponenciais.
Além de poder participar do programa “Conversa nas Escolas”, os associados têm acessos a cursos, comunidade de gestores, materiais educativos, pesquisas, brief educacional, entre outras iniciativas. Clique aqui e saiba mais.