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Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, as escolas têm a responsabilidade não apenas de oferecer uma educação de qualidade, mas também de atrair e encantar pais e responsáveis para que suas instituições sejam escolhidas para formação acadêmica de seus filhos. É importante que isso ressoe no período de pré-campanha de matrículas.

O segundo semestre, geralmente, é o período em que as escolas direcionam os esforços para atrair novos alunos e garantir a permanência dos que já estão nela. Mas para criar um junto aos pais e responsáveis, as instituições de ensino devem adotar uma abordagem estratégica e contínua, construindo um vínculo emocional com a comunidade escolar ao longo do ano.

Com a ajuda da doutora em Educação e especialista em Educação Financeira Infantil Maria Belintane, reunimos estratégias eficazes para gerar um encantamento pré-campanha de matrículas.

1 – Encantamento ao longo do ano

O segredo para criar um encantamento autêntico é manter um contato próximo e consistente com os pais e responsáveis durante todo o ano letivo.

Esse encantamento não deve ser limitado à época da campanha de matrícula, mas sim incorporado à rotina escolar. Através de um atendimento atencioso, comunicação eficaz entre professores e famílias, e um suporte coordenado para orientação e esclarecimento de dúvidas, a escola demonstra seu compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento da criança.

“Esse vínculo afetivo que a escola estabelece com a família ao longo do ano é o que vai encantar – atenção no atendimento, comunicação do professor com a família, coordenadora que se organiza para orientar e responder aos pais sempre que necessário e, principalmente, atender aos chamados dos pais e ter muita paciência, porque às vezes o pai só está angustiado”, diz Maria.

2 – Destaque para melhorias visíveis e invisíveis

A escola deve comunicar tanto as melhorias visíveis, como infraestrutura e recursos modernizados, quanto as melhorias invisíveis, como a qualificação contínua dos professores.

Um ambiente acolhedor e atraente, que estimule a criatividade e a interação, desenha uma experiência memorável para pais e alunos. Além disso, a atualização constante da equipe docente, aliada à programas educativos inovadores, mostra um comprometimento com a excelência acadêmica e o crescimento pessoal dos estudantes.

Da mesma forma que comunicar algumas melhorias físicas da escola é importante, causar uma boa impressão aos pais e responsáveis quando estes visitam a unidade de ensino é fundamental, pontua a doutora em Educação.

“O pai chega, se depara com uma poltrona confortável na recepção, uma televisão com informações sobre as atividades da escola e realizações dos alunos. Os espaços são projetados com criatividade, despertando a imaginação e o desejo de aprender. O ambiente não é estéril como um hospital, mas sim uma oficina de descobertas. O que realmente cativa a atenção é a atmosfera da escola”, comenta Maria Belintane.

3 – Comunicação na pré-campanha de matrículas, durante e além

A comunicação com os pais durante a campanha de matrícula deve ser apenas um reflexo da comunicação estabelecida ao longo do ano.

A campanha deve reforçar os princípios educativos da escola, destacar as conquistas e progressos dos alunos e fornecer uma visão do próximo ano letivo. Além disso, é uma oportunidade para envolver os pais no planejamento e na tomada de decisões da escola, tornando-os parte ativa da comunidade educativa.

“A campanha não pode ser preocupada só com aquele momento. Não é por conta de manter o aluno que vai abrir mão da mensalidade, até porque fica visível que a preocupação é encher a escola de cliente e não de qualidade”, diz a educadora financeira infantil.

De acordo com Maria Belintane, tem escola que abaixa o valor da mensalidade, atrai um grande número de alunos, mas em compensação as salas ficam lotadas e com professores desgastados porque não têm uma proposta.

“Uma campanha bem feita no sentido de mostrar os princípios educativos da escola, os alicerces que estabelece para poder ter uma educação de qualidade, preocupada com a criança. É isso que precisa existir em uma campanha de matrícula e rematrícula”.

4 – Atividades de apresentação e expectativas

Uma estratégia eficaz é realizar atividades de apresentação e engajamento para os pais e alunos do ano corrente. Isso pode incluir a apresentação dos objetivos e programas para o próximo ano letivo, especialmente em transições importantes, como a entrada na educação infantil, ensino fundamental ou médio. Essas atividades pensadas na pré-campanha de matrículas não apenas informam as famílias sobre o que está por vir, mas também criam um senso de pertencimento e entusiasmo pela jornada educacional.

Foto: Imagem de Freepik.

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