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O projeto #TáNaHora, do Instituto Liberta em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exibiu e premiou nesta quarta-feira (23) os dez trabalhos finalistas das alunas que participaram do programa sobre violência e exploração sexual de crianças e jovens.

Alinhado com os pressupostos do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva), o #TáNaHora teve início no segundo semestre deste ano com a imersão de 49 estudantes de escolas estaduais da capital.

Ao longo de uma semana, estas alunas foram estimuladas a refletirem sobre as raízes da violência sexual contra crianças e adolescentes, conheceram o cenário dessa violência no Brasil, as políticas públicas existentes e identificaram as redes de proteção em seu território.

Após esse aprofundamento e compreensão dos conceitos, as jovens lideraram em suas escolas um time de 20 meninas, compartilhando suas vivências para a criação de projetos de comunicação, dedicados tanto à conscientização e alerta quanto à necessidade de pedir ajuda em casos de violência sexual.

 

Alunas apresentam vídeos

No auditório da Secretaria Estadual de Educação, as dez alunas finalistas apresentaram seus vídeos produzidos nas escolas.  Lívia Santos Fernandes, estudante da E.E. Pedro Fonseca, da Diretoria de Ensino Centro-Oeste, ficou com o 1º lugar na premiação.

“Na imersão de uma semana com as meninas das outras escolas, pude aprender mais sobre o assunto, foi uma experiência incrível, fiquei mais antenada. E o trabalho na escola com as meninas proporcionou muitas trocas, foi uma oportunidade tanto para mim como para elas”, conta a aluna.

Conviver com a diversidade durante o curso foi o grande diferencial para Laís Costa Ribeiro, estudante da E.E. Professora Irene de Lima Paiva, da Diretoria de Ensino Leste 5. “Conheci diversas pessoas com diferentes modos de viver e de pensar. Às vezes a gente não concordava com a ideia da outra, mas a gente respeitava o ponto de vista de cada uma, se respeitava. Isso sem contar as amizades que fiz, temos grupos, conversamos e trocamos ideias sempre”, conta Laís.

Todas as 49 estudantes que participaram da semana de imersão do programa e as estudantes participantes dos trabalhos que ficaram em primeiro e segundo lugar foram premiadas com um passeio cultural a ser escolhido por elas. Além disso, todas as 200 participantes foram convidadas para uma visita ao Museu do Ipiranga.

 

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*Com informações da Assessoria de Imprensa