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No bairro de Pedreira, Zona Sul de São Paulo, o CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante) se destaca não apenas por oferecer um ensino profissional básico e técnico de qualidade. O grande diferencial na organização não governamental, na verdade, está no modelo pedagógico adotado. Lá, a família é o centro da educação. Depois, estão os professores e, por último, os alunos.

“Para o CEAP a prioridade e responsabilidade na educação das crianças segue a ordem: pais, professores e alunos. Estamos muito alinhados com os pais, eles entendem e compartilham dos nossos valores. Da mesma forma nossos professores têm isso muito claro”, explica Paulo Henrique Neiva, diretor pedagógico e de formação.

De acordo com Neiva, a responsabilidade e a prioridade nas decisões, especialmente no que diz respeito à condução e ao direcionamento, a médio e longo prazo, deve ser da família.

Por meio de reuniões de pais, que são realizadas todos os meses, o CEAP reforça os valores e as estratégias com os responsáveis pelos alunos. E a presença dos pais nestes encontros é uma condição para que o estudante possa permanecer no curso.

“Estas reuniões são conduzidas por moderadores que estudaram com profundidade o tema e procuram que os pais cheguem a conclusões e planos de ação bastante simples e concretos”, destaca.

O profissional ainda conta que os alunos conversam, pelo menos uma vez por mês, com um professor, que é chamado de preceptor. Esse educador o acompanhará ao longo do curso. “Este preceptor conversa pelo menos uma vez no semestre com os pais do aluno para alinhar as expectativas da escola com as da família”, completa

 

Quais são esses os valores e estratégias?

Conheça quais são os valores e as estratégias que o CEAP, que tem a família como centro da educação, reafirma nas reuniões de pais.

  • Valores: liberdade, responsabilidade, honestidade, afetividade, trabalho bem-feito, carinho e firmeza, ordem, valorização das relações entre pais e filhos, diálogo na família, e etc.
  • Estratégias: horário de estudo pessoal, uso do celular e internet, horário para dormir, refeições em família, higiene pessoal, temas para conversas entre pais e filhos, comemorações, entretenimento, etc.

 

A escolha pelo modelo pedagógico que tem a família no centro da educação

Segundo Neiva, a escolha pelo modelo pedagógico foi impulsionada pela valorização que o CEAP tem pela família e por acreditar em sua importância de ser a base para a formação da sociedade. 

“É normal que o aluno, pela sua idade e fase de crescimento tenha altos e baixos, dificuldades e facilidades. Para a condução de um processo educativo consistente eles precisam ser conduzidos com firmeza e ao mesmo tempo com carinho por aqueles que o conhecem mais intimamente”, explica.

 

Como funciona na prática?

Paulo Henrique Neiva, diretor pedagógico e de formação do CEAP , explica como funcionam, na prática, as ações na organização não governamental, que tem os pais como centro da educação. 

“Os pais recebem semanalmente um vídeo de três minutos, com um texto e algumas questões para responder. No fim do mês este será o tema que o moderador levará para trabalharem um caso com todos os pais da turma. No final de cada reunião com pais, cada um deve ter um plano de ação bastante simples para colocar em prática. Por exemplo: horário de dormir para os filhos, jantarem todos juntos sem usar o celular, etc”, explica.

 Os educadores, chamados de preceptores e que atendem os alunos, têm conhecimento do conteúdo destas reuniões e conversam com os pais ao menos uma vez no semestre.

 “As conversas com os alunos, preferencialmente, estão direcionadas ao estudo. Entretanto, todas as coisas estão interligadas: o sono na aula vem de dormir tarde jogando no celular ou vendo Youtube; há indisciplina na sala de aula com o professor pois houve desavenças em casa com o pai, etc”, exemplifica.

 Ainda de acordo com Neiva, todo bimestre há uma reunião com as famílias sobre a evolução escolar dos filhos, as notas das disciplinas e as notas de comportamento. “Cada professor, dentro da sua disciplina avalia o comportamento de cada aluno. Não apenas o conteúdo, que é importante que saiba, mas o seu comportamento em sala de aula. Este comportamento refere-se ao relacionamento com os colegas, participação das aulas, ajuda nos diversos encargos que todos têm em salas”, completa.

 

Sobre o CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante)

Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que funciona no modelo de uma escola profissionalizante.

O CEAP oferece cursos técnicos gratuitos para jovens de 10 a 18 anos que estejam devidamente matriculados no ensino regular (Fundamental e Médio). 

 

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