Já parou para pensar que é possível utilizar o caderno para incentivar a criatividade dos alunos? Esse foi um dos assuntos que o Escolas Exponenciais abordou em uma entrevista com Renata Stort, filósofa, cientista social, pedagoga especializada em educação e projetos e autora do livro “Das Coisas que Não Saem Nos Jornais” e da série de livros de filosofia para o Ensino Médio “Filosofia do Ser”.
“O caderno é um lugar onde liberdade encontra espaço para que a gente possa expressar com criatividade como o mundo nos afeta”, ressalta.
As principais oportunidades que podem ser impulsionadas com o Novo Ensino Médio também foram apontadas pela profissional, que será uma das palestrantes do Conecta Escolas Exponenciais, evento que será realizado presencialmente no dia 13 de abril, em São Paulo. Confira agora a entrevista na íntegra.
Escolas Exponenciais: Um assunto que você sempre aborda é sobre o caderno. Qual a importância dele para você?
Renata Stort: O caderno, principalmente na escola, registra e expressa de forma bastante particular quem é e como acontece o desenvolvimento do sujeito, seja ele acadêmico ou humano, se é que a gente consegue separar um do outro (risos).
Eu considero o caderno como um lugar de existência, que conta nossa história, como pensamos sobre as coisas e inclusive e ainda, que registra como nosso jeito de pensar foi se modificando junto as nossas descobertas sobre quem somos.
EX: Como o caderno pode ser utilizado como um exercício de criatividade?
Renata Stort: A liberdade e a criatividade caminham juntas na capacidade de interpretar o mundo. O caderno é um lugar onde liberdade encontra espaço para que a gente possa expressar com criatividade como o mundo nos afeta.
Gosto quando Winiccot diz que “liberdade é a sensação de estar inteiro”. Pensando assim, um caderno sempre está disponível a nossa inteireza e, todo criar, nasce desse desejo de expressar o inédito que habita em nós.
EX: E qual a importância de incentivar a criatividade na educação básica, tanto nos alunos quanto nos professores?
Renata Stort: Gostei muito que você utilizou a palavra incentivar. Acredito que a criatividade é uma capacidade inata em todo ser humano. Desde a antiguidade, sob o ponto de vista da filosofia, a criatividade era vista como parte da natureza humana. Então, incentivar a expressão da criatividade é, sem dúvida, uma das funções mais importantes da escola como um lugar da construção humana.
Podemos considerar que incentivar as ações criativas favorece sensivelmente o desenvolvimento do indivíduo e o seu vínculo afetivo consigo mesmo, com o outro e com o mundo à sua volta.
EX: Para você, quais as principais oportunidades impulsionadas com o Novo Ensino Médio?
Renata Stort: Eu gostaria de começar com uma observação que considero bastante importante. O Novo Ensino Médio não só trouxe novas metodologias para esse segmento de ensino como também tem feito com que as escolas (re)pensem novas propostas e projetos para o fundamental anos finais.
O que quero dizer é que é de grande importância a gente entender quais devem ser as ações que preparam os estudantes para viver um novo modelo de ensino com propostas que exigem maior autonomia e protagonismo.
Dentre as principais oportunidades impulsionadas com o Novo Ensino Médio, gostaria de evidenciar as possibilidades de novos modelos de avaliação, trazendo para a prática uma avaliação processual, que consegue observar com mais qualidade as capacidades e habilidades dos estudantes.
Sabemos que ainda precisamos estudar e conhecer muito sobre avaliações, mas já percebo esse grande diferencial no Novo Ensino Médio. Tenho me dedicado a pesquisar pelo mundo as diversas ferramentas e métodos de avaliações e estou cada vez mais confiante de que entregar ao estudante, ao final da sua vida escolar, um documento de proficiência, que indique quais são suas potências, faz com que a escola entregue novas perspectivas de vida.
EX: Você será uma das palestrantes da próxima edição do Conecta Escolas Exponenciais. O que os participantes podem esperar da sua apresentação?
Renata Stort: Eu fiquei muito feliz com o convite. Aliás eu sinto muita gratidão quando alguma pessoa se dispõe a escutar o que eu tenho a dizer. Acredito muito na potência da fala e da escrita. São duas formas do mundo conhecer a gente por meio das sensações que nos atravessam.
O que as pessoas podem esperar da minha participação? Uma fala direta, transparente e viva, de alguém que é completamente entusiasmada pelo movimento da educação como grande transformadora social do nosso país.