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A rotina do dia a dia escolar é muito mais que apenas uma forma de ensinar as crianças. Especialistas na área afirma que o dia a dia de ir para a escola é fundamental para trazer equilíbrio emocional durante essa fase do desenvolvimento infantil.

Após dois anos de pandemia, com períodos de maior ou menor distanciamento social, o cotidiano de se arrumar para ir ao colégio e, então, encontrar com os amigos e professores no ambiente escolar se tornam ainda mais relevantes para a saúde mental das crianças. “Estar no ambiente da escola é uma oportunidade única para se entender enquanto indivíduo independente e, ao mesmo tempo, integrante de um grupo social”, explica a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Veronice Fernandes de Souza.

Para a profissional, é na escola que a criança começa a adquirir habilidades emocionais que serão úteis para o resto da vida, como ser empática e lidar com suas próprias emoções e sentimentos.

Sendo assim, acredita-se que um dos ganhos mais significativos para a saúde mental infantil ocorre pela convivência diária com outras crianças da mesma idade. É por esse que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz essa exigência entre as competências gerais. Ainda que os professores e a equipe pedagógica atuem como “guias” dos pequenos no caminho do conhecimento, há aprendizados que acontecem apenas quando eles convivem com seus pares.

Voltar para a sala de aula contribui ainda para reduzir o tempo gasto em frente às telas. Principalmente nos últimos dois anos, muitos estudantes só puderam estudar, conversar com seus amigos e familiares e se divertir por meio da TV, do computador ou do celular. Substituir essas atividades por conversas presenciais, exercícios físicos e leituras é de extrema importância. “Os eletrônicos ajudaram muito nesse período de pandemia, mas geram um excesso de estímulos que traz riscos para a saúde mental até mesmo de adultos, mas ainda mais das crianças”, lembra Veronice.