O desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais dos estudantes ganhou ainda mais destaque neste ano letivo, quando aumentaram os casos de transtornos mentais nas escolas. Diante deste atual cenário, tão desafiador, a diretora pedagógica Silvana Pepe fala sobre o papel do docente neste processo.
De acordo com a profissional, são muitas as transformações que ocorreram nos últimos tempos, até mesmo impulsionadas pela pandemia da Covid-19. E, para lidar com tantas novidades, os estudantes precisam de educação socioemocional.
“Como o aluno pode enfrentar todas essas mudanças se não estiver emocionalmente preparado?”, indaga. Ela ainda completa afirmando que é necessário “preparar os jovens para enfrentar a única certeza estável que temos: que é a mudança”, completa.
De acordo com Silvana, o professor é referência para as crianças, por isso, exerce um importante papel quando o assunto é habilidade socioemocional. “Docente é gestor da aprendizagem. Digo isso porque ele acolhe. Ele ouve o que o aluno traz e depois devolve para o aluno a possibilidade da ação, para poder formar o aluno verdadeiramente autônomo, protagonista”, afirma.
Neste sentido, a especialista ressalta que é fundamental que os professores criem vínculos com os alunos e saibam ouvir sem julgamento. “Porque aí, dessa forma, ele tem a ideia clara do que os estudantes quiserem transmitir”, destaca.
Outro ponto enfatizado pela especialista em Educação é que o desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais não deve estar presente apenas em uma disciplina abordada pelo docente.
“O socioemocional precisa estar em todos os componentes, em todos os ambientes da escola”, pontua.
17º Crescer – Congresso e Feira Educacional
Silvana Pepe foi uma das palestrantes do 17º Crescer – Congresso e Feira Educacional, um dos principais eventos nacionais voltado para mantenedores, diretores, coordenadores, supervisores e gestores de instituições de ensino.
Na ocasião, a especialista em Educação falou sobre “O papel do docente no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes: possibilidades e desafios”.
Escolas Exponenciais recomenda
Saúde mental de alunos e professores no pós-pandemia preocupa especialistas