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Quando o assunto é Educação Empreendedora, o Brasil ocupa o 56º lugar entre 65 países. O levantamento é da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e mostra que, na prática, o assunto ainda não está presente em muitas instituições de ensino no país. É importante destacar que educação empreendedora é aquela que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de habilidades necessárias para empreender.

Uma das iniciativas brasileiras que está disposta a mudar este cenário é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que tem como uma das vertentes de atuação o empreendedorismo dentro do segmento educacional.

“Nosso foco é levar conteúdo para sala de aula para fomentar o empreendedorismo desde cedo. Entendemos que ‘ser empreendedor’ é ser protagonista de sua própria história”, ressalta Vivian Lourenço, analista de negócios no Sebrae.

E um dos programas oferecidos por eles é o JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é voltado para estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

 “Oferecemos apostilas impressas de forma gratuita às escolas públicas do estado e dos municípios. Para as escolas particulares, ofertamos material para que realizem a impressão das apostilas”, explica. 

 

Educação empreendedora Sebrae: conheça o projeto JEEP

De acordo com Vivian, ao abordar a educação empreendedora na escola por meio do projeto JEEP, cada ano letivo trabalha com uma temática, como temperos naturais, brinquedos ecológicos e alimentação saudável, por exemplo.

 Ao longo da apostila, o aluno aprende sobre os 12 passos do plano de negócios e as 10 características do comportamento empreendedor definidas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Nós capacitamos os professores para que eles sejam os facilitadores desse processo. A aplicação para o aluno tem de 22h a 30h e os conteúdos devem ser aplicados em encontros semanais ou quinzenais”, pontua. A capacitação para os educadores tem duração de 38h e, atualmente, é feita no formato on-line. 

10 características do comportamento empreendedor

A ONU faz um apontamento das 10 principais características do comportamento empreendedor, conforme mostra o Sebrae. 

  1. Iniciativa e busca de oportunidades
  2.   Persistência
  3.   Correr riscos calculados
  4.   Exigência de qualidade e eficiência
  5.   Comprometimento
  6.   Busca de informações
  7.   Estabelecimento de metas
  8.   Planejamento e monitoramento sistemáticos
  9.   Persuasão e rede de contatos
  10. Independência e autoconfiança

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