Flexibilidade curricular, protagonismo juvenil, aprendizagem interdisciplinar. Estas são algumas das expressões que vêm ganhando destaque na gestão pedagógica nos últimos anos.
Atualmente, o setor educacional passa por diversas transformações, ocasionadas especialmente por novas políticas educacionais, pelo surgimento de novas tecnologias, como o ChatGPT, e diferentes metodologias de ensino, que procuram impactar a aprendizagem em diferentes contextos. Porém, sem o desenvolvimento profissional docente necessário, o caminho da inovação pode ser uma tarefa nada fácil.
Foi pensando em todo esse cenário que Claudia Xavier da Costa Souza, diretora da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, escreveu o livro “O Gestor, o Currículo e o Itinerário Formativo do Professor”.
A obra, que será lançada nesta quarta-feira (29), traz a gestão pedagógica na coautoria da construção de um itinerário de formação, desenvolvendo um professor reflexivo e consciente de seu papel transformador na educação, sujeito de suas práticas e profissional docente corresponsável pelo processo de aprendizagem de seus alunos e colegas de profissão.
Obra aborda gestão pedagógica
Em seu livro, a diretora traz a perspectiva da gestão pedagógica como facilitadora da formação de qualidade do profissional professor, trazendo a diferenciação do gestor administrador e do gestor articulador do projeto pedagógico em busca de uma melhor ação educativa em que a gestão pedagógica se faz a partir da concepção de um currículo crítico.
Desenvolvida no contexto pandêmico a partir de sua dissertação de mestrado em Currículo e Tecnologia pela PUC-SP, a obra analisa os itinerários formativos de educadores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a fim de inspirar e mobilizar gestores e docentes, em busca do aprimoramento contínuo por meio da reflexão crítica a partir do paradigma da comunicação em educação e descreve características que denotam o diálogo entre a gestão e a formação pressupondo uma articulação da comunidade educativa, do professor e da gestão, considerando o contexto político-sociocultural.
Partindo do paradigma educacional de que a comunicação é refletida pela flexibilidade curricular, o saber, o aprendente, o espaço educativo e o professor como um interlocutor qualificado, Claudia relata que “a dissertação foi uma oportunidade de mostrar a importância do diálogo aberto entre o gestor e o educador, conversa que aproxima e aumenta o engajamento e o encorajamento necessário para as mudanças, o movimento natural de gestar”.
O objetivo é mostrar que as mudanças devem partir do todo, no qual a instituição, com os docentes, crie caminhos didáticos que fujam do padrão. “A criação de um currículo escolar inovador passa, essencialmente, pelo desenvolvimento de pessoas, para se lançarem motivadas à novas experiências e vivências pedagógicas”, finaliza a diretora.
Lançamento
Data: 29/03/2023
Horário: das 19h30 às 22h
Local: Bistrô Félix (Rua José Félix de Oliveira, 555, Granja Viana, Cotia/SP)