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Neurociência, Nutrição e Comunicação são algumas áreas do conhecimento que os alunos da Escola Monteiro, em São Paulo, têm a oportunidade de aprender ainda no Ensino Fundamental. Além de oferecer os conteúdos exigidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a instituição resolveu ampliar a grade curricular e apostou em uma proposta inovadora.

No contraturno, as crianças podem aprender sobre temas variados, que geralmente a maioria das pessoas têm contato apenas quando adultos. Trata-se do “Projeto Cauda Longa do Conhecimento”, que faz parte da proposta pedagógica contemporânea e acolhedora de ensino da escola.

“Nossa proposta de ensino vai além das competências propostas pela BNCC. Assim, além de todo o conteúdo que os alunos têm na grade de aulas do Ensino Fundamental, há também a oportunidade de cursarem aulas nas mais variadas áreas do conhecimento, que provavelmente só teriam contato na fase universitária ou profissional”, afirma Beatriz Carramenha, diretora de inovação da Escola Monteiro.

De acordo com a profissional, o objetivo do projeto é impulsionar as habilidades dos alunos, possibilitando que eles compreendam melhor suas próprias individualidades. Dessa forma, Beatriz acredita que eles estarão mais preparados para tomar decisões, possibilitando uma vida mais bem-sucedida pessoal e profissionalmente.

“Os temas abordados são, por exemplo, oratória, empreendedorismo, neurociência, nutrição e qualidade de vida, escrita criativa, digital life, expressividade e outros. Todos são temas de áreas do conhecimento exigidos atualmente para qualquer que seja o futuro de interesse profissional ou pessoal do aluno”, pontua.

 

Como surgiu a ideia de ampliar a grade curricular

Beatriz explica que, atualmente, a Educação regulamentada pela BNCC prepara o aluno para as tradicionais formas existentes do vestibular.  “O conteúdo extenso da grade curricular exigida, ocupa quase todo o horário pedagógico comum, dificultando ao educador ir além do conteúdo didático e explorar novas habilidades”, ressalta.

Sendo assim, a equipe pedagógica do Fundamental Anos Finais da Escola Monteiro criou o Projeto Cauda Longa do Conhecimento, visando ampliar a grade curricular das aulas básicas.

“No contraturno das aulas, os alunos participam de aulas nas mais variadas áreas do conhecimento, que estão além daquela delimitada pela BNCC. Esta ampliação dos conhecimentos que vão além da curva dos conceitos exigidos”, enfatiza.

Outro diferencial é que as aulas são ministradas por profissionais experts nas áreas. Esses colaboradores são convidados e contratados exclusivamente para ministrarem essas aulas específicas.

 

Benefícios ao ampliar a grade curricular e possibilitar novos conhecimentos

Para Beatriz Carramenha, diretora de inovação, são inúmeros os benefícios ao ampliar a grade curricular e oferecer novas oportunidades de conhecimento aos alunos. Entre eles, ela cita:

• Ampliar a visão de mundo

• Adquirir autoconhecimento

• Aprender a tomar decisões conscientes

• Aprender a trabalhar em equipe

• Aprender a gerenciar conflitos

• Ampliar habilidades nos alunos nas mais variadas áreas, formando indivíduos mais cultos e preparados para o futuro.

 

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