Gestores falam sobre expectativas do Novo Ensino Médio para 2023
O Novo Ensino Médio está em seu segundo ano de implementação, como já falamos por aqui. Se o primeiro ano trouxe muitos desafios e aprendizados, 2023 traz também expectativas para a continuação das mudanças nessa etapa do ensino.
Para Barbara Molina, coordenadora do Ensino Médio da Escola Vereda, comparando com o ano passado, agora a instituição de ensino já reconhece quais são as melhores estratégias organizacionais, assim como os professores também já compreenderam as novas dinâmicas de sala de aula e os estudantes conhecem melhor a proposta.
“Assim esperamos que os itinerários possam explorar toda a potencialidade que existe nesse novo modelo, permitindo que os conhecimentos sejam aprofundados cada vez mais”, destaca.
De acordo com Barbara, o maior desafio para a escola neste ano está na implementação do Novo Ensino Médio na 3ª série. “Nossa terceira série é revisional e nela não temos a escolha dos itinerários formativos, todos os estudantes cursam todas as disciplinas, algo novo inserido em algo que também era novo. A organização dos estudantes em seus estudos é imprescindível e até mesmo maior do que nas outras séries do ensino médio, visto que o último ano naturalmente exige um empenho em especial”, explica.
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No colégio Anglo Chácara Santo Antônio, são boas as expectativas para esse segundo ano de implementação. “Na medida em que a cultura vai se consolidando, nós vamos aperfeiçoando as dificuldades do passado e aprimorando os processos de trabalho”, explica o diretor Lucas Seco.
Por outro lado, Seco destaca que dar continuidade ao processo formativo é desafiador. “A cada novo professor que entra precisamos continuar o processo de formação e consolidar a cultura de diferenciar as matérias de FGB (Formação Geral Básica) e matérias de itinerário e a forma de trabalhar isso é uma construção de cultura. Em escola, dificilmente em um ano você consegue implementar toda essa nova cultura. Então, isso é um processo contínuo de construção de cultura para esse novo formato, com novos objetivos educacionais, com foco também no desenvolvimento de habilidades e competências”, ressalta.
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