4 min de leitura

A adaptação escolar é um dos processos mais importantes na vida de um aluno. Por isso, esse período tem um olhar bastante atento das instituições de ensino e também costuma deixar muitas famílias preocupadas. E se essa etapa já é toda especial, como funciona a adaptação em um colégio bilíngue com ensino da língua alemã? Como já falamos por aqui, confira a importância de uma adaptação individualizada.

O primeiro ponto destacado por Tânia C. Lindemann, vice-diretora pedagógica do Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos, em São Paulo, é que a aprendizagem da língua alemã é uma escolha.

“Quando uma família escolhe uma escola que proporciona a aprendizagem da língua alemã, compreende que existe um diferencial na aprendizagem. No Colégio Humboldt, os alunos aprendem Língua Alemã e Língua Inglesa a partir da Educação Infantil. A aprendizagem da Língua Alemã no Currículo Internacional Alemão é imersiva e, no Currículo Bilíngue, mais de 40% das aulas são na língua estrangeira”, explica.

De acordo com a profissional, a adaptação inicial para a aprendizagem dessa língua ocorre de forma lúdica e dialogada, em um ambiente acolhedor e motivador. A instituição busca mostrar aos estudantes que eles são capazes de superar os estranhamentos iniciais de aprendizagem da língua.

“A estrutura gramatical, a pronúncia e o vocabulário são complexos. Por isso, quanto mais interativo e personalizado for a aprendizagem na escola, melhor”, afirma.

 

Como a escola pode facilitar essa adaptação?

Tânia conta que na Educação Infantil, a adaptação ocorre de forma tranquila e lúdica. A partir do Ensino Fundamental I, são oferecidas aos estudantes novas aulas extras de adaptação de língua alemã.

“Nessas aulas, é oferecido aos alunos suporte personalizado. Nas aulas, eles são encorajados a falar e comunicar-se a partir do primeiro encontro na língua estrangeira. O progresso é gradual e aos poucos apresentam condições para acompanhar as aulas regulares”, pontua.

Está buscando inspiração em projetos educacionais para impulsionar sua instituição de ensino? Você encontra isso e muito mais sendo um associado do Escolas Exponenciais.  

 

Ensino Fundamental: adaptação de novos alunos à língua alemã

Mas, afinal, como é a adaptação de um aluno que não fala alemão e entra no Ensino Fundamental? Segundo a profissional, essa situação pode ser desafiadora para o estudante, mas se for acompanhada de forma personalizada é facilitada.

“A escola oferece aulas específicas e complementares de adaptação. Essas aulas são oferecidas durante um ou dois anos em pequenos grupos. Com o tempo e apoio adequados, os estudantes se adaptam à nova língua e se sentem confortáveis na escola. O material para as aulas de adaptação é específico e de acordo com o nível de proficiência em que o(s) aluno(s) se encontra(m). Inicialmente, o foco maior é na comunicação e expressão oral e aos poucos são intensificadas todas as habilidades de escrita e compreensão leitora e auditiva”, exemplifica.

 

Como as famílias podem contribuir para facilitar a adaptação no aprendizado da língua alemã?

Para a vice-diretora pedagógica, o primeiro passo é as famílias valorizarem a aprendizagem da língua. “Mesmo não dominando a língua, devem incentivar os filhos a se dedicarem aos estudos e a adaptarem-se à nova escola”, ressalta.

Também é importante que mães, pais e responsáveis pelos alunos participem dos eventos escolares, reuniões e festas, estabelecendo vínculos com a comunidade escolar.

“As tarefas de casa podem ser acompanhadas, incentivando também os filhos a iniciarem com pequenas leituras na língua estrangeira ou a assistirem filmes ou séries. A biblioteca da escola oferece material que pode ser retirado pelos alunos para estudo complementar e apoio. Assim, apoiam os filhos na sua adaptação e demonstram interesse por sua aprendizagem”, completa.

 

Você também pode gostar disso:

Saiba os principais desafios do programa bilíngue na educação básica

Saiba quais são os benefícios do multilinguismo para os alunos