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A Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal do Ceará disponibilizou cadernos de percurso pedagógico que compõem o quarto Ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas, com o objetivo de auxiliar na recuperação das aprendizagens. Nesta fase, a novidade é a disponibilização de cadernos específicos para o ensino médio. 

O MEC oferece para as escolas públicas e privadas os cadernos de percurso pedagógico para possibilitar, por meio de avaliações diagnósticas, a identificação de defasagens nas aprendizagens. Gestores, coordenadores e docentes já podem acessar os materiais na Plataforma Avamec.

A partir da aplicação das atividades, por meio dos cadernos, os docentes têm a capacidade de identificar qualquer defasagem. Com as avaliações, o professor poderá implementar atividades extras, com acompanhamento personalizado e voltado para o desenvolvimento das habilidades estudantis e, dessa forma, impulsionar a recuperação das aprendizagens.

As avaliações possibilitam a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio. Em 2022, foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente. 

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