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Com o objetivo de induzir e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada, o Ministério da Educação (MEC) lançou o 1º ciclo de Avaliações Diagnósticas e Formativas para 2022 para a Educação Básica.

A plataforma está disponível para ser utilizada tanta pela rede pública quanto privada, sendo disponibilizadas Avaliações Diagnósticas e Formativas de Língua Portuguesa e Matemática para toda a etapa do ensino fundamental (1º ao 9º) e ensino médio (1º ao 3º ano);  Avaliações de Fluência do 2º ao 9º ano do ensino fundamental; Avaliações de Ciências para toda a etapa do ensino fundamental e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) para o ensino médio; além de Língua Inglesa para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano).

As Avaliações Diagnósticas e Formativas possibilitarão a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagens de estudantes que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano).

Em 2022, serão disponibilizados quatro ciclos de Avaliações Diagnósticas e Formativas, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente.

De acordo com o MEC, a proposta prevê ainda suporte técnico para utilização da plataforma, sendo o provimento das Avaliações Diagnósticas e Formativas, uma ação de assistência técnica por parte da União voltada ao Distrito Federal, estados e municípios, possibilitando intervenções para melhor desenvolvimento dos estudantes, em especial quanto ao combate das desigualdades de aprendizagem.

Por meio do lançamento dos resultados da aplicação das avaliações na plataforma, é possível interpretar os resultados e realizar intervenções focalizadas nas necessidades de aprendizagens dos estudantes.

*Com informações do Ministério da Educação