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Antes mesmo da pandemia, muitas instituições de ensino já buscavam se reinventar, investindo em novas formas de aprendizado e interação com os alunos. Para muitos gestores, um caminho foi investir no ensino em dois idiomas (português e inglês) por imersão com o uso de metodologia que encoraje o aluno a ser o protagonista de seus estudos. De acordo com informações da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), desde 2014, este mercado cresceu ao menos 10%, sendo que somente no estado de São Paulo estima-se que, em apenas cinco anos, o número de instituições bilíngues passou de 2,8 mil para 4,6 mil.

A Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue por imersão com metodologia canadense, registrou um crescimento no número de matrículas de 18% em 2021 em relação a 2020, e de 40% em relação a 2019. A rede, que atualmente conta com 159 escolas em atuação no Brasil em todos os estados, chegou a mais de 30 mil alunos no país. Uma das escolas foi inaugurada em 2021 no município de São Leopoldo, atendendo alunos de 18 meses a cinco anos de várias partes do Vale dos Sinos.

“Ter fluência em um segundo idioma abre muitas oportunidades, tanto no Brasil como no exterior. Nesse contexto, o inglês tem um papel fundamental, sendo a língua mais falada nas trocas internacionais nas áreas de ciência, tecnologia, educação, cultura e negócios de forma geral. A globalização e a transformação digital deram ainda mais relevância a esse papel de um segundo idioma porque a comunicação, mesmo a milhares de quilômetros, passou a ser instantânea e extremamente acessível”, explica Phyllis Hildebrandt, diretora acadêmica da Maple Bear.