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A partir deste ano, o novo ensino médio no estado de São Paulo passa a ter o objetivo de valorizar e potencializar as aptidões dos estudantes para o futuro profissional ou acadêmico. Agora, além da formação comum, os estudantes terão mais aulas, que possibilitarão um aprofundamento nas áreas que estejam mais alinhadas ao projeto de vida individual.

O novo currículo traz como principal novidade a oportunidade de os jovens dedicarem mais tempo de estudo em uma ou duas áreas do conhecimento de maior interesse, além das disciplinas que já fazem parte da Formação Geral Básica (FGB). No total, são dez possibilidades de aprofundamentos: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e seis opções integradas entre elas. Na prática, todas as escolas vão oferecer, pelo menos, dois aprofundamentos integrados. Ou seja, todos os alunos vão cursar mais aulas de componentes que dialogam com os seus interesses. 

“Aprender mais e explorar novos interesses”

A aptidão pela área de Exatas levou Francisco Cassettare, 16, aluno de uma escola localizada na Zona Oeste de São Paulo, a optar pelo aprofundamento ‘Meu papel no desenvolvimento sustentável’, que envolve Ciências da Natureza e Matemática. “As aulas de Projeto de Vida me ajudaram a achar um propósito para seguir em frente e descobrir coisas novas em mim mesmo, melhorando minha autoestima e até meu desempenho. Espero neste ano aprender mais, explorar novos interesses e ajudar a escola em projetos novos”, afirma.

Para o gestor do Ensino Médio de São Paulo, Gustavo Mendonça, o novo currículo apresenta uma nova proposta para estudar. “Um aluno que tenha escolhido a área do conhecimento de Ciências da Natureza, por exemplo, vai cursar esse aprofundamento curricular, seja no modo integral do aprofundamento ou em uma opção integrada. Cada Unidade Curricular do aprofundamento dura um semestre. É possível mudar no semestre seguinte, caso o estudante assim desejar”, explica.

 

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação