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A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia aprovou nesta segunda-feira (5), no Senado Federal, um relatório final com 30 sugestões para órgãos e poderes públicos com o objetivo de recuperar as perdas e reduzir os impactos na educação ocasionados pela pandemia de covid-19. Agora o relatório será apresentado à Comissão de Educação do Senado nesta quinta-feira (8).

Uma das recomendações é a orientação para que os ministérios da Educação e da Economia recomponham o orçamento da educação básica. Também foi sugerido o apoio a programas que possibilitem a melhoria na infraestrutura e na conectividade das escolas, além da aprovação de projetos de lei pelo Congresso Nacional.

O grupo iniciou os trabalhos em setembro de 2021, com o objetivo de fazer um diagnóstico sobre os impactos da covid-19 nas atividades de ensino, além de contribuir para o planejamento de ações de retorno às aulas presenciais e uma agenda estratégica de desenvolvimento da educação no país para os próximos anos. 

Impactos na educação

Entre os impactos na educação provocados pela pandemia, o relatório aponta dificuldades enfrentadas por profissionais da educação com a atuação remota. Foram diagnosticadas desmotivação profissional, problemas emocionais das equipes, falta de equipamentos, falta de infraestrutura e falta de conexão adequada à internet, exclusão e evasão escolar.

Já as principais preocupações manifestadas pelos integrantes da subcomissão estão o cuidado com o processo de adaptação e a saúde do público escolar. Eles sugerem que se aprimorem as políticas e programas de escolarização hospitalar e domiciliar de estudantes com problemas de saúde. Também defendem a garantia de formação específica, tanto inicial quanto continuada e em serviço, para os profissionais que trabalham na área. 

Ainda nesse sentido, o documento sugere a instituição de uma política nacional permanente de promoção da saúde mental na educação pública, que abranja tanto os estudantes e seus familiares como os profissionais da educação, com a realização de ações intersetoriais para a garantia de atendimento psicológico nas escolas, por meio de equipes multiprofissionais e da articulação das escolas com a atenção primária à saúde. 

 

*Com informações da Agência Senado