Em 2023, o Novo Ensino Médio entra no seu segundo ano de implementação nas escolas públicas e privadas, que começaram ainda no primeiro semestre de 2022 a colocar em prática as novas mudanças exigidas nesta etapa do ensino, como já falamos por aqui.
Para saber quais os principais desafios que devem ser enfrentados ainda neste ano, o Escolas Exponenciais conversou com Mateus Pinheiro Lopes, coordenador pedagógico do Ensino Médio da Escola Vereda.
Ele também falou sobre os aprendizados que ficaram no ano passado, com o Novo Ensino Médio, e ainda abordou sobre o ensino integral. Confira agora a entrevista:
Escolas Exponenciais: Quais foram os maiores aprendizados para as escolas no ano passado, primeiro ano de implementação do Novo Ensino Médio?
Mateus Pinheiro Lopes: Considero que os maiores aprendizados que carregamos do ano letivo de 2022 estão relacionados ao cronograma das avaliações e organização das aulas. É importante pontuar que da mesma forma que a escola está em um processo de adaptação, os estudantes, mais ainda, estão concebendo esse processo em sua lógica de aprendizagem.
Portanto, diante da observação, decidimos que precisaríamos mudar algumas questões para 2023, entre elas a forma com que trabalharíamos as avaliações para os Itinerários Formativos. Sendo essas disciplinas capazes de aprofundar os conteúdos, vimos como fundamental que as avaliações fossem realizadas através de projetos que têm como principal objetivo a produção de iniciações científicas, leitura de artigos e a coleta e análise de dados.
Passamos a proporcionar aos nossos estudantes uma visão ampla sobre a vida acadêmica, incentivando o protagonismo e construindo um conhecimento que não seja efêmero e que seja capaz de partir das problemáticas vivenciadas pelos próprios discentes no cotidiano, passando pelo embasamento teórico vivenciado através da pesquisa.
Sobre a organização das aulas: construímos salas específicas para a realização dos Itinerários, a ideia é conseguir descolar a realidade dos aprofundamentos da formação geral básica. Caracterizamos essas salas com ferramentas essenciais como livros, mapas e diversos recursos didáticos capazes de tornar táteis o conhecimento para os nossos estudantes.
EX: Para este ano, quais são as expectativas para o segundo ano de implementação do Novo Ensino Médio?
Mateus Pinheiro Lopes: A expectativa é conseguir observar os frutos que estamos colhendo com esse trabalho voltado ao protagonismo dos nossos estudantes. Já conseguimos notar nitidamente a evolução deles nos projetos, o ganho que tiveram em suas produções é enorme.
Estão cada vez mais conscientes das suas escolhas e de seus deveres, dedicados ao processo de preparação para os grandes vestibulares pois conseguiram tornar a vivência acadêmica mais real e por isso aumentam as expectativas para chegar à universidade e desenvolver a semente que plantaram ao longo da vida escolar.
EX: De acordo com o Censo Escolar 2022, cresceu o número de alunos do ensino médio que ficam período integral nas escolas. Quais são os maiores benefícios do ensino integral para os estudantes?
Mateus Pinheiro Lopes: O tempo é fundamental para o desenvolvimento do Novo Ensino Médio, essa vivência e o aprofundamento só são possíveis de serem realizados, com qualidade, quando se tem tempo para trabalhar.
O estudante no ensino integral é capaz de se desenvolver de forma mais efetiva pois consegue construir uma rotina de estudos, que passa pela mediação da escola (que é fundamental durante essa fase da vida, onde todos os processos são maximizados e os sentimentos estão aflorados).
Por isso, a importância de um trabalho com projeto de vida e habilidades socioemocionais, além do conhecimento do “eu”, como indivíduo capaz de tomar decisões, e levando em consideração a carga de conteúdos presente no ensino médio, esse processo só se torna viável com a aplicação do Ensino Integral.
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EX: Para as escolas, quais os maiores desafios para oferecer o ensino integral?
Mateus Pinheiro Lopes: Aqui, na Vereda, já utilizamos o Ensino Integral desde nossa concepção por entendermos que só esse tempo é capaz de garantir o desenvolvimento integral dos nossos estudantes.
Mas levando em consideração minha experiência em outras instituições, há muitos desafios a serem superados, desde a organização de um cronograma que garanta uma formação de tempo integral até a contratação de docentes que estejam disponíveis a assumir essas aulas em uma escola de tempo integral.
A escola precisa se debruçar sobre seus processos e vivências para montar uma grade curricular capaz de atender as demandas de seu público, garantindo um ensino de qualidade aos seus estudantes.
EX: Por fim, como preparar a escola para oferecer o ensino integral, principalmente no ensino médio?
Mateus Pinheiro Lopes: É importante que a escola tenha uma gestão qualificada que se reúna e analise a estrutura da escola, a construção de uma matriz curricular que esteja alinhada aos parâmetros da BNCC e aos princípios da instituição.
Além disso, é se debruçar sobre o material didático que será adotado, compreender que uma escola de período integral exige intervalos que garantam acomodação pedagógica aos estudantes entre as aulas e analisar o corpo docente alinhando disponibilidades e construindo um projeto sólido que tenha sentido e seja capaz de desenvolver os estudantes tanto no quesito pedagógico, quanto no quesito social e emocional, visto que eles passarão a ficar a maior parte do dia na escola.
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