Qual a importância de mostrar o diferencial da sua escola?
A principal preocupação das escolas é oferecer uma educação de qualidade para os seus alunos. Mas, em um mercado que se torna cada vez mais competitivo, é importante que elas saibam mostrar o diferencial do ensino ofertado.
O Brasil possui mais de 41 mil escolas particulares, com cerca de 8,9 milhões de estudantes. E há ainda espaço para crescer, já que esse número representa apenas 18% das matrículas no ensino básico.
Por isso, especialistas e gestores do setor indicam que as escolas particulares precisam primeiro identificar seus diferenciais competitivos para melhor apresentá-los e, assim, aumentar a captação e fidelização de mais alunos.
“Há alguns anos, quando havia menos opções no mercado, o nome e a tradição da escola já eram suficientes como atrativo para as famílias. Com o crescimento do setor, já não se pode contar apenas com a marca. A escola precisa evidenciar seu diferencial”, diz Benjamin Ribeiro, presidente do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo).
Para Christian Rocha Coelho, do grupo Rabbit Educação, os gestores precisam de um planejamento estratégico para que saibam comunicar melhor seus diferenciais.
“O primeiro passo é identificar quais são seus pontos fortes, o que mais a destaca nesse mercado competitivo. Pode ser a proposta pedagógica, os bons resultados educacionais, o corpo docente, o uso de tecnologias ou até mesmo o espaço físico”, diz Coelho.
Projeto político pedagógico pode ser um diferencial
Toda escola possui um projeto político pedagógico, já que esse é o documento exigido por lei para o funcionamento da unidade escolar. Mas um projeto bem desenvolvido, com propostas de ensino inovadoras e alinhadas aos interesses das famílias, é um diferencial a ser evidenciado.
“As famílias buscam a escola particular porque querem uma educação de qualidade para os seus filhos, mas também querem um colégio alinhado com seus valores. Então, a escola precisa mostrar quais são seus valores e premissas, se oferta uma educação humanista, mais tradicional ou construtivista. São muitas as possibilidades e isso ajuda a atrair as famílias”, diz Ribeiro.
Ele ressalta que o projeto não pode estar apenas no papel, mas deve ser demonstrado pelas atividades desenvolvidas com os alunos, a organização interna escolar e as ações externas que podem ser promovidas.
“Obviamente a escola deve comunicar e explicar quais são seus valores, mas são as ações e o que coloca em prática que irá de fato chamar a atenção de novas famílias ou garantir a fixação dos alunos”, diz.
Resultados educacionais
Uma das formas de evidenciar a qualidade da educação é mostrar às famílias os resultados obtidos pelos estudantes. O ensino vai muito além do que avaliações podem mostrar, mas elas são um bom termômetro sobre o que é ofertado.
Uma das avaliações mais utilizadas como parâmetro é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas as escolas podem divulgar também o número de alunos que conseguiram aprovação nas principais universidades do país.
É possível também utilizar outras avaliações. Em São Paulo, por exemplo, desde 2008 as escolas particulares podem fazer parte do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que avalia o desempenho dos estudantes do ensino fundamental e médio. Também é possível utilizar as notas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), feito pelo Ministério da Educação.
Quando o diferencial é a inovação tecnológica
O uso de tecnologia na educação também tem se mostrado um importante aliado, por isso, é um diferencial importante para as escolas. Com a adoção de recursos digitais na instituição, tanto a qualidade do ensino é elevada quanto a gestão pedagógica e administrativa passam por melhorias significativas.
A tecnologia permite aulas mais dinâmicas, oferece novas possibilidades de aprendizado e permite maior aproximação com a realidade e desejos de cada aluno. Além disso, elas podem reduzir a burocracia na relação entre a família e escola, com canais de comunicação mais eficientes e ágeis.
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Espaços físicos e serviços
Os espaços físicos ofertados pela escola também são um ponto importante a ser destacado, como laboratórios, parquinhos, espaços de convivência para os alunos, como bibliotecas e berçários.
Os serviços ofertados também podem ser um diferencial, como atividades extracurriculares, programas de ensino bilíngue, ensino de robótica ou programação. “O mundo exige cada vez mais da formação dos estudantes e as famílias sabem disso, por isso, procuram escolas que estejam atentas a essas novas demandas. Mostrar que a escola está atenta a essas novas necessidades é essencial”, destaca Coelho.
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